Nesta quarta-feira (26), os gestores estaduais de saúde reuniram-se na 7ª Assembleia do Conass, em Brasília, que teve a participação do Swedenberger Barbosa, secretário executivo do Ministério da Saúde (MS). A Assembleia trata do aperfeiçoamento das ações no sistema de saúde e tiveram propostas de todos estados debatidas.

O Secretário Swedenberger Barbosa destacou o corpo técnico do Ministério que se manifestou favorável às ações.
“Nós estamos no ministério há pouco meses, mas com muita dedicação para fazer as coisas acontecerem, com grande compromisso para um Sistema Único de Saúde (SUS) com mais eficiência, com seriedade no orçamento público, sempre pensando na população”, afirmou.

O Secretário Estadual de Saúde do Amazonas, médico Anoar Samad e vice-presidente do Conass Região Norte disse que entre os assuntos discutidos estavam o ressarcimento de compras de medicamentos e a proposta para redução de filas.

“Estamos aqui para debater propostas e conseguimos ontem junto ao Ministério da Saúde, que em 60 dias nós já vamos começar a receber o ressarcimento dessas ações judiciais que já foram pagas no passado e também o fluxo novo para o pagamento. Outra conquista, foi sobre os cálculos renais, pois em todo o Brasil temos uma fila muito grande, conseguimos uma nova proposta que vai sair do Amazonas para o Conass, a gente vai entregar para a ministra e provavelmente vai ser aprovada. É importante dizer que o governador Wilson Lima não tem medidos esforços, inclusive, com o presidente da república para nos ajudar nessa nossa luta” disse o secretário.

Pauta do dia

Nesta quinta-feira (27) serão debatidos os temas da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) , sobre a portaria que estabelece novo prazo para execução do recurso repassado via Portaria GM/MS nº 3.551, de 18 de dezembro de 2020, a portaria de habilitação de novos 350 municípios ao Qualifar-SUS para o ano de 2023, as normas técnicas sobre padronização das regras de negócio das terminologias, registros, disseminação e coberturas vacinais e piso da enfermagem.