Na manhã desta sexta-feira (21), um adolescente de 13 anos foi apreendido suspeito de praticar violência sexual e induzir meninas a automutilação por meio do aplicativo de conversas por texto e voz Discord.

A ação é parte da Operação Pessinus, realizada pelo Ministério da Justiça, pela Polícia Civil do Estado do Piauí e pelo Grupo de Investigação de Crimes Cibernéticos (CyberGaeco) do Ministério Público de Santa Catarina, nos estados do Piauí, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Santa Catarina.

Ao todo, foram cumpridos 5 mandados de busca e apreensão e 2 mandados de internação provisória nas cidades de: Ilha Grande(PI); Biguaçu (SC); Lucas do Rio Verde (MT); e Macaé (RJ).

Conforme o diretor de inteligência da Secretaria da Segurança Pública do Piauí, Anchieta Nery, mais de 10 vítimas foram identificadas.

O adolescente de 13 anos ameaçava sequestrar, estuprar e matar uma das vítimas e cometia crimes sexuais por meios virtuais.

Ele ainda exigia que a ex-namorada realizasse automutilação em frente às câmeras.

Segundo o delegado Anchieta Nery, o garoto de 13 anos também possuía perfis de culto a símbolos nazistas e propagava imagens de assassinos de massacres escolares.

Os perfis eram vinculados a um grupo de mensagens, onde conteúdos proibidos de tortura, pedofilia, crueldade contra animais e pessoas são compartilhados.

A prática configura apologia e incitação a crimes contra a vida.

Na residência do adolescente de 13, foram apreendidos pelos agentes computador, celular e outros objetos.

Além do adolescente, o delegado disse que, entre os investigados, também está uma adolescente que aparentemente tinha a intenção de incendiar uma escola.

Segundo Nery, os trabalhos da polícia revelaram que a adolescente estava sendo vítima de extorsão sexual.