Gestores da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) participaram nesta quarta-feira, 19/7, da apresentação das ações desenvolvidas no programa ExpandTPT, coordenado pelo Ministério da Saúde (MS) e que tem como objetivo de promover a expansão da Terapia Preventiva da Tuberculose, pela Prefeitura de Manaus.

 

A apresentação foi realizada na sede da Semsa, bairro Adrianópolis, zona Sul, por representantes do MS e contou com a participação de gestores e técnicos dos Distritos de Saúde (Norte, Sul, Leste e Oeste), da Subsecretaria de Gestão da Saúde (SUBGS), das diretorias de Vigilância Epidemiológica, Ambiental, Zoonoses e da Saúde do Trabalhador (Dvae), de Atenção Especializada e Apoio Diagnóstico (Daead) de Inteligência de Dados (DID) e de Atenção Primária (DAP).

A diretora do Dvae, Marinélia Ferreira, explicou que um dos focos do programa é fortalecer as ações de acompanhamento dos contatos dos pacientes com tuberculose ativa e do tratamento da Infecção Latente da Tuberculose (ILTB).

“Os contatos são as pessoas que convivem de forma próxima e prolongada com pacientes diagnosticados com tuberculose ativa. Como a tuberculose é uma doença transmissível, é necessário investigar esses contatos, que podem ser domiciliares, sociais e do trabalho. A partir daí, é possível identificar se há casos de tuberculose ativa ou da infecção latente, que ocorre quando a pessoa foi infectada pelo Mycobacterium tuberculosis, mas ainda não desenvolveu a doença ativa. No caso da ILTB, é possível iniciar o tratamento preventivo e evitar o adoecimento por tuberculose”, destacou Marinélia Ferreira.

Segundo a técnica do Núcleo de Controle de Tuberculose da Semsa, a enfermeira Dinah Cordeiro, o programa ExpandTPT está sendo executado em fase piloto e envolve também a participação das cidades do Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Recife (PE) e Porto Alegre (RS).

“As ações do programa foram iniciadas em Manaus no mês de abril e a fase piloto deve durar um ano. Após esse período, a intenção é escalonar o trabalho para o restante do país, como estratégia de expansão da Terapia Preventiva da Tuberculose para os contatos dos pacientes de tuberculose”, explicou Dinah.

Em Manaus, as atividades do programa incluem a capacitação de profissionais de saúde, reuniões com as sociedades médicas, fortalecimento do Sistema i-TB (ferramenta elaborada pela Semsa para a vigilância e assistência em saúde na prevenção e controle da tuberculose), validação de materiais educativos para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), acesso aos testes de rastreamento da tuberculose latente e Vigilância da Infecção Latente por Tuberculose.

A equipe do Ministério da Saúde também iniciou a visita a três Unidades Básicas de Saúde (UBSs): José Rayol (zona Sul), Lindalva Damasceno (zona Oeste) e Arthur Virgílio (zona Norte).

A coordenadora do ExpandTPT, Anete Trajman, participou das visitas e explicou que o programa concentra as ações no desenvolvimento de atividades que sejam sustentáveis a longo prazo, utilizando ferramentas inovadoras, principalmente na capacitação dos profissionais de saúde.

“A visita ao município de Manaus neste momento tem como objetivo conhecer a realidade local, conhecer os avanços e identificar barreiras existentes para que, junto com o Ministério da Saúde, possamos superar essas barreiras”, informou Anete Trajman.

Segundo a coordenadora, Manaus foi selecionada para a fase piloto do projeto porque, além de ser um dos municípios com maior incidência de casos de tuberculose, vem trabalhando muito no tratamento preventivo da tuberculose, investindo nos sistemas de informação, na vigilância e na capacitação dos profissionais.

“Manaus pode ser um cartão de visitas do programa para o Ministério da Saúde quando houver a expansão para outros locais. Precisamos de um cartão de visita e de histórias de sucesso, e acreditamos que Manaus vai ser uma dessas histórias”, afirmou Anete Trajman.

O programa ExpandTPT conta ainda com a parceria da Rede Brasileira de Pesquisas em Tuberculose e do Centro Internacional de Tuberculose da Universidade McGill, no Canadá.

A subsecretária de Gestão da Saúde em exercício, Aldeniza Souza, destacou que as ações desenvolvidas pela Prefeitura de Manaus na prevenção e controle da tuberculose têm como objetivo final reduzir a incidência da doença no município.

“O trabalho envolve um conjunto de ações voltadas para acompanhamento, identificação e tratamento precoce dos casos, quebrando a cadeia de transmissão. Para isso, é importante facilitar o acesso aos serviços, ampliar o conhecimento da equipe multiprofissional, desde o trabalhador que atua como assistente administrativo até a equipe de serviços gerais”, destacou a subsecretária.

Durante a reunião, houve a apresentação para a equipe do Ministério da Saúde da ferramenta Sistema i-TB, elaborada pela Semsa para a vigilância e assistência em saúde na prevenção e controle da tuberculose, focando no módulo de avaliação de contatos de pacientes com tuberculose.

O chefe do Núcleo de Controle de Tuberculose da Semsa, Daniel Sacramento, explicou que o Sistema i-TB foi desenvolvido pela diretoria de Vigilância Epidemiológica, Ambiental, Zoonoses e da Saúde do Trabalhador (DVAE), com o apoio da Diretoria de Inteligência de Dados (DID), em um esforço para agregar as informações sobre o cuidado em saúde do paciente com tuberculose, permitindo um melhor monitoramento dos casos.

“O sistema i-TB começou a ser utilizado na Semsa no mês de março, em uma fase piloto, mas já está implantado em 56 Unidades de Saúde. É mais uma ferramenta elaborada pela Semsa para reforçar o monitoramento dos pacientes com tuberculose e dos contatos dos pacientes”, ressaltou Daniel Sacramento.

No ano passado, 1.207 pessoas realizaram o tratamento para Infecção Latente pelo Mycobacterium tuberculosis (ILTB) no município de Manaus.

Em relação aos casos de tuberculose, Manaus registrou 672 casos novos este ano e 2.653 casos no ano passado.