O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), divulga as principais atividades desenvolvidas no primeiro semestre de 2023. São mais de 100 leitos entregues, além de, aproximadamente, 5 mil pessoas atendidas em algumas intensificações realizadas, duas obras entregues e mais 500 cirurgias realizadas, algumas delas foram marcos na história da Saúde no estado.

O secretário da SES-AM, Anoar Samad, destaca o compromisso com o governo do estado em otimizar a saúde pública. “Já estamos na metade de 2023, e com os investimentos do governador Wilson Lima, a SES tem trabalhado cada vez mais para transformar a vida dos amazonenses no quesito saúde pública”, enfatizou.

Leitos ativados

Na Unidade Hospitalar Dr. Nelson Antunes da Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) foram entregues dez leitos; para Hospital Infantil Dr. Fajardo, cinco leitos; e mais 90 leitos pediátricos, que servem para dar apoio ao atendimento infantil, destinados para o Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV) e Hospital e Pronto Socorro da Criança (HSPC), zona sul.

Intensificações

Em uma potencialização de atendimentos por especialidades nas Policlínicas Danilo Corrêa e João Braga, além da Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (Fuham), foram realizados mais de 500 atendimentos.

Mais de 2 mil pacientes foram atendidos em outra intensificação realizada nas policlínicas Codajás e Gilberto Mestrinho, ambas na zona centro-sul de Manaus, onde também foram oferecidos atendimentos de várias especialidades.

E no interior, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), unidade vinculada à SES-AM, promoveu ações de intensificação no controle da tuberculose. Em Tefé, foram realizados mais de 2,5 mil atendimentos.

Obras e Revitalizações

Dois Centros de Atenção Integral à Melhor Idade (Caimi) foram revitalizados e entregues. As unidades reformadas, que atendem a população idosa, foram o Caimi Ada Rodrigues Viana, localizado na zona oeste, e o Caimi André Araújo, localizado na zona norte da capital.

Além disso, 17 obras e reformas foram iniciadas no decorrer do ano, onde contou um investimento do governo do Amazonas em mais de R$ 200 milhões, no qual a proposta também inclui a reforma de todos os Centros de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Caics).

Cirurgias

Mais de 500 cirurgias foram realizadas ao longo dos primeiros seis meses do ano de 2023. Fila de especialidades e fila de cirurgias cardíacas pediátricas também foram zeradas na Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ) e na Fundação Hospital Francisca Mendes (FHFM), respectivamente.

Além das diversas cirurgias realizadas, a saúde pública do estado teve pela primeira vez a cirurgia bariátrica, que não era realizada há mais de dez anos, realizada na FHAJ; assim como o primeiro implante coclear e o inédito transplante renal na rede pública estadual, realizado no Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz.

Cobertura em Parintins

Aproximadamente 200 itens de medicamentos e Produto Para a Saúde (PPS), bem como ambulâncias e mais de 50 profissionais foram destinados para o 56° Festival Folclórico de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), para suprir a estrutura montada pela SES-AM.

Na estrutura montada para dar assistência em saúde para todos os visitantes e moradores da ilha, durante o festival, a SES-AM realizou 132 atendimentos em quatro dias de evento.