Os influenciadores identificados como João Lucas da Silva Alves, vulgo “Lucas picolé”; e Enzo Felipe da Silva Oliveira, conhecido como “Mano Queixo”, são suspeitos de envolvimento, em um esquema fraudulento que movimentou cerca de R$ 5 milhões em dois anos em Manaus, de acordo com informações da Polícia Civil.

Dentre os envolvidos no esquema de venda de rifas ilegal em Manaus está a influenciadora Isabelly Aurora, que até o momento não foi localizada. Segundo o delegado responsável pela operação, Lucas Picolé e Mano Queixo foram presos com drogas sintéticas, munições e uma moto com marcas de adulteração.

Segundo o Delegado Cícero Túlio, as investigações levaram à um esquema de divulgação, venda e sorteio de prêmios clandestinos. Os valores que foram conseguidos com os golpes foram “lavados” em compras de veículo de luxo, aluguel de imóveis e abertura e manutenção de lojas de roupas.

“A gente tinha conhecimento de um grupo criminoso que utilizava da qualidade de influencer digitais para angariar vítimas no sentidos dessas vitimas pagarem por rifas ilegais. eles faziam o sorteio dessas rifas sem qualquer tipo de fiscalização ou controle por parte do Ministério da Economia. A partir do levantamento dos valores dessas rifas ilegais, eles acabavam ecoando o dinheiro na compra de veículos de luxo. Lucas Picolé e a cunhada Flávia Ketlen conseguiram com esse dinheiro montarem uma empresa”, destacou Cícero Túlio.

“Flávia Ketlen não é influenciadora, é ela quem opera auxiliando na lavagem de capitais. Ela figura na empresa de Lucas Picolé, onde são vendidos produtos falsificados e utiliza a conta dela para receber o dinheiro da compra desses produtos ilegais e das rifas. Por conta disse, ela também encontra-se na investigação da lavagem de dinheiro. Na manhã desta  quinta-feira, foi encontrado diversos cupons fiscais em seu nome como recebedora de valores dessa prática criminosa”, finaliza o delegado.

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), conseguiu apreender os carros de luxo, dentre outros pertences dos influenciadores, no interior de um dos veículos, foram encontrados cerca de 170 unidades das drogas sintéticas (LSD), munições de fuzis e a motocicleta adulterada.

Ainda de acordo com o delegado, as investigações indicam que Lucas Picolé tem vínculo com o influenciador nacionalmente conhecido como “Buzera” que já foi alvo de operações da Polícia Federal e da Civil de São Paulo. “Buzera” chegou a realizar um grande evento com a participação do Lucas Picolé e de Isabelly Aurora, um dias antes de ser alvo da Polícia Federal”, disse o delegado.

Entre os crimes estão estelionato, lavagem de dinheiro, associação criminosa, fraude no comércio, receptação qualificada, promoção de jogos de azar, publicidade enganosa e crimes contra as relações de consumo. Os presos serão encaminhados a audiência de custódia e ficaram à disposição da Justiça do Estado do Amazonas.