Com recursos no valor de R$ 12 milhões oriundos de emenda parlamentar do senador Omar Aziz (PSD-AM), o aguardado Museu dos Bois teve sua licitação aceita neste mês e em breve deve iniciar a fase de construção do novo ponto turístico que celebra a tradição do Festival Folclórico de Parintins. O projeto promete ser mais um atrativo para turistas que visitam a ilha, além de preservar a memória da festividade que anualmente coloca a cidade em destaque para o resto do mundo.

O financiamento do projeto foi viabilizado graças à emenda parlamentar do senador Omar Aziz, que tem se empenhado em trazer benefícios para o Amazonas e acredita que com a aprovação da licitação, as obras do museu devem movimentar a economia local e gerar empregos na região. “Ao longo dos anos, o Festival Folclórico de Parintins tem atraído cada vez mais visitantes brasileiros e estrangeiros, que se encantam com as apresentações coloridas e cheias de energia dos bumbás Caprichoso e Garantido. Por isso, a cidade sente a necessidade de investir em um espaço que possa retratar e eternizar a grandiosidade desta festa popular”, ressaltou Omar.

O projeto básico do museu contempla um espaço destinado à museologia com capacidade para atender até 360 turistas diariamente. De acordo com a Amazonastur, responsável pela execução do projeto, o empreendimento turístico será implementado na Praça da Liberdade, na avenida Nações Unidas, no Centro de Parintins, em uma área total de 2 mil metros quadrados. O espaço vai promover a preservação do patrimônio cultural, material e imaterial dos bumbás e do Festival Folclórico, que no ano passado atraiu mais de 100 mil turistas à ilha.

O projeto do Museu dos Bois, idealizado para ser um ponto turístico de referência, deve apresentar aos visitantes a história, a tradição, a música e a dança que envolvem o Festival de Parintins, com áreas interativas em uma experiência imersiva no universo da cultura local.

Para o prefeito Bi Garcia, além de manter viva a história dos bumbás, o novo empreendimento promete movimentar o turismo da cidade fora da época do festival. “O projeto arquitetônico do Museu dos Bois teve fundamentação na cultura, na arte e na história do povo parintinense. É um projeto belíssimo, e não tenho dúvida de que a gente cria mais um espaço para manter viva a história do povo de Parintins e a cultura do boi-bumbá”, destacou.