O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) deflagrou na manhã desta segunda-feira (26), a “Operação Jogada Ensaiada”, culminando na prisão de Henrique Barbosa,  Júlia Marquês e da diretora financeira do HPS28 de Agosto, Querciane Alves.

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) em conjunto com a Promotoria de Justiça Especializada na Proteção ao Patrimônio Público, realizaram a execução da operação.

Segundo o Ministério Público do Amazona (MPAM) eles são suspeitos de corrupção dentro do hospital público e o esquema só foi descoberto por conta das investigações de manipulação de resultados no futebol amazonense.

A operação desarticulou um esquema criminoso envolvendo fraude em licitação, corrupção e lavagem de dinheiro, com a participação de agentes públicos e empresários.

As investigações apontam que houve favorecimento a uma empresa para o fornecimento de serviço de agentes de portaria, sendo identificado um superávit na contratação que resultou em prejuízo aos cofres públicos estimado em 2 milhões de reais.