MANAUS – A Polícia Federal, Receita Federal e o Ministério Público Federal, deflagraram na manhã desta quinta-feira (22) a “Operação Dente de Marfim”, que é um desdobramento da “Operação Entulho”, deflagrada na última terça-feira (20). O objetivo é obter provas relativas às operações fraudulentas utilizadas para esconder a ocorrência de sonegação fiscal, obtenção de notas fiscais “frias” e lavagem de dinheiro.

Nas primeiras horas de hoje, viaturas foram vistas entrando no Condomínio Alphaville, localizado no bairro Tarumã, na zona Oeste de Manaus, e também no Condomínio Ephigênio Salles.

Segundo informações, o empresário Cirilo Anunciação, dono do Diário de Comunicação e diretor-presidente da Rede Floresta Viva de Comunicação Ltda, é um dos alvos da operação.

Cirilo teve envolvimento com o setor de lixo durante a gestão de Arthur Neto na prefeitura, o que o liga à Operação Entulho.

Foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão em residências de investigados e em empresas supostamente ligadas à organização criminosa. Ainda foi deferido bloqueio no valor de 30 milhões de reais das contas bancárias e ativos financeiros, dentre outros bens de 34 pessoas físicas e jurídicas.

No âmbito da Operação Dente de Marfim, os Auditores-Fiscais da Receita Federal já identificaram, até o momento, a participação de 10 empresas, algumas de fachada, escritório de advocacia, órgão público municipal, além dos respectivos sócios das empresas, advogados e empregados da empresa de limpeza pública.