O Papa Francisco disse durante entrevista gravada num estúdio de televisão, que há quem tenha “prazer na tortura”, algo que se pode constatar em casos de bullying nas escolas e também na guerra da Ucrânia.

O programa “A Sua Immagine”, espaço religioso da televisão pública italiana RAI , transmitiu neste domingo (4) uma entrevista que o Papa gravou a 27 de maio após se deslocar pessoalmente aos estúdios da estação Saxa Rubra, nos arredores de Roma.

O Papa escolheu para a ocasião ir ao espaço que a RAI dedica desde 1999 às notícias religiosas, uma edição especial que começou com o próprio Francisco viajando de carro do Vaticano.

Ao chegar, ele contou à apresentadora Lorena Bianchetti que só havia pisado em um estúdio de televisão quando criança, em Buenos Aires, e começou a ser questionado pelo público sobre assuntos religiosos e da atualidade.

Após ouvir o depoimento de uma jovem que sofreu abuso, ela respondeu: “O mal é uma das possibilidades da gente, e há criança que sente, é uma doença, mas sente esse prazer de torturar”.

“Estamos vendo na guerra, nas imagens da guerra, o prazer de tantos soldados em torturar soldados ucranianos”, acrescentou, falando sobre pessoas que “fingem ser vitoriosas”.

Foram várias as referências à guerra na Ucrânia, conflito para o qual voltou a pedir a paz, com a qual “sempre se ganha” já que “com a guerra tudo se perde”.

“Hoje as pessoas não educam tanto a mansidão, acham que ser manso é ser burro. Não, a mansidão é uma grande coisa. Quem não é manso é perdedor, porque não é capaz de acariciar”, apontou e reconheceu que também recebeu insultos quando criança em alguma ocasião.