A companhia aérea Air New Zealand está pesando seus passageiros antes do embarque em voos internacionais no Aeroporto Internacional de Auckland, na Nova Zelândia. A empresa deve prosseguir com a medida até 2 de julho.

Ação da principal companhia aérea da Nova Zelândia foi exigida pela Autoridade de Aviação Civil do país. Iniciativa tem o objetivo de coletar dados sobre a carga e a distribuição de peso dos aviões.

O especialista em melhoria do controle de carga da companhia aérea, Alastair James, disse à CNN que tudo na aeronave é pesado — da bagagem às refeições a bordo. Para clientes, tripulantes e malas de cabine, usam-se pesos médios obtidos nessa iniciativa.

Como alguns passageiros podem ficar constrangidos de revelar seu peso diante dos outros, os dados serão anônimos. Nem mesmo o passageiro pesado verá na balança com quantos quilogramas está.

“Sabemos que subir na balança pode ser assustador”, disse James. “Queremos garantir aos nossos clientes que não há exibição visível em nenhum lugar.”

Em 2021, a companhia área fez a mesma pesquisa com os passageiros dos voos domésticos. Na época, os clientes dos voos internacionais ficaram de fora devido à pandemia de covid-19.

Os passageiros que saem do voo direto de Auckland para o aeroporto JFK, em Nova Iorque, estão entre as pessoas que podem ser convidadas a participar da pesquisa, já que este é um dos voos diretos mais longos do planeta.