A triz Susana Vieira, de 80 anos, foi a convidada especial do programa da Globo, Encontro de segunda (29).

A atriz foi ao programa para falar sobre sua personagem Cândida, da novela das nove, Terra e Paixão. Falando em vários assuntos, a veterana da Globo comentou sobre o etarismo, preconceito que sente por conta de sua idade.

Susana revelou que recebe insultos em suas redes sociais por passar dos 80 anos e ameaçou processar quem lhe chamar de velha.

“Eu me recuso a ser tachada de velha. Acho preconceito igual chamar pessoa de cor pelos nomes que não são permitidos, igual a chamar de gorda. Quero dizer que vou processar a pessoa que me chamar de velha. Eu fico muito ofendida. O maior insulto que já recebi foi [um seguidor no Instagram] me chamar de velha, ‘você continua no ar, sua velha’”, denunciou.

“Qual é o sentido? No Brasil é pecado, você não poder envelhecer. Eu não senti o envelhecer porque estava atuando, faço teatro com TV, boto biquíni, adoro baile funk, arrumo namorado nos lugares que eu vou”, afirmou Susana.

A atriz ainda contou que sempre viaja e tem ao seu lado sua empresária, que a ajuda a não dizer palavras politicamente incorretas. “Ela é minha censora. Hoje em dia a gente tem que se censurar. A gente leva 25 anos para se educar, aprender a ter bons modos. Acho que de repente a gente tem que ter um novo cardápio para não cometer gafes”, explicou.

“Ela fala: ‘não pode mais falar isso’, a gente procura no Google qual é o sinônimo, então tá. Eu não quero ser indelicada com ninguém, nunca fui. Sempre me dei com todo mundo na televisão, de todas as etnias e religiões”, pontuou.

Ela inclusive gostou especialmente de um rapaz no estúdio do Encontro: um produtor identificado por Tati Machado como Fred. “”Eu gostei daquele que bate palma”, disse Susana. O profissional deu risada e foi chamado por Patrícia Poeta para chegar mais perto da atriz. “Você é muito sorridente, alegre. Foi a primeira pessoa que reparei”, elogiou a artista.