O deputado cassado Deltan Dallagnol se reúne com a ministra Rosa Weber, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quarta-feira (24/5), na sede da Corte. O encontro é uma das últimas tentativas de reverter a perda de mandato. A assessoria do parlamentar afirmou que o encontro já estava marcado antes da cassação. Ele chegou no local por volta das 16h20.

Deltan teve o registro de candidatura anulado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e já foi oficialmente notificado da decisão pela Mesa Diretora da Câmara, cabendo recurso da decisão ao Supremo. As chances de reverter a decisão do tribunal eleitoral, porém, são baixas.

A cassação ocorreu por unanimidadeno TSE, após os magistrados entenderem que ele pediu exoneração do cargo de procurador da República para fugir de procedimentos administrativos que poderiam fazer ele perder o cargo. A Lei da Ficha Limpa prevê a inelegibilidade de quem deixa o cargo no Judiciário ou no Ministério Público para fugir de cassação.

A defesa de Deltan alega que os procedimentos existentes à época não eram, ainda, um Processo Administrativo Disciplinar (PAD), que poderia resultar na cassação. O ex-procurador da Lava-Jato alega também que deixou o cargo em razão do prazo para ser candidato nas eleições. Correio Brasiliense.

Foto: Reprodução