O personal trainer Raphael Casanova, de 38 morreu, morreu no Chile, país onde vivia há seis anos, de catapora. O jovem enfrentava uma forma mais grave da doença desde dezembro de 2022, e estava internado havia alguns dias em um hospital da cidade de Antofagasta, onde morava.

Segundo a irmã do rapaz, Juliana, ele sempre levou uma vida de exercícios e alimentação saudável, não tinha vicios de bebidas alcoólicas, drogas ou fumos, mas foi ‘derrubado’ pela catapora, na forma mais grave da doença. Ele foi diagnosticado entre novembro e dezembro do ano passado e fez um tratamento, porém, ele estaria curado e levando a vida de maneira normal no Chile.

Um exame feito recentemente constatou que o vírus continuou agindo dentro do corpo de Raphael e afetou alguns órgãos, como rim, além de duas lesões no cérebro. Quando procurou o hospital, já estava em estado muito avançado.

Cerca de 90% das pessoas têm a catapora ainda na infância, entre 2 e 8 anos, em adultos a doença costuma ter sintomas mais intensos, principalmente se não houve vacinação nos primeiros anos de vida, podendo a pessoa apresentar uma maior quantidade de bolhas no corpo, em comparação às crianças, além de febre alta, dor de ouvido e dor de garganta, em alguns casos.

Para prevenir a transmissão da catapora e desenvolvimento da doença, é importante prevenir o contato com outras pessoas, principal com aquelas que ainda não tiveram a doença ou que não foram vacinadas, além de ser importante evitar coçar as bolhas que surgem no corpo.

Com informações Folha de Pernambuco