Os professores da rede estadual de ensino instauraram uma greve sem prazo para acabar na manhã desta quarta-feira (17), em todo o Estado do Amazonas. A mobilização contou com parte do corpo discente que estão sem aulas, dentre as reinvindicações está o reajuste salarial em 25% e outros benefícios.

A Secretaria de Educação do Amazonas (SEDUC) e o Governo do Amazonas ainda não se manifestaram. Desde a manhã desta quarta-feira, os professores estão protestando e clamando por mais direitos.

REINVINDICAÇÕES 

A greve é liderada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas (SINTEAM), e de acordo com a entidade, a data-base 2023 dos trabalhadores da rede estadual venceu no dia 1º de março.

A instituição afirma, ainda, que a data-base de 2022 também está atrasada. “Nossas perdas salariais somam aproximadamente 25%. Esse é o percentual que estamos reivindicando”, disse a presidente do sindicato, Ana Cristina Rodrigues.

O órgão também pede reajuste nos valores do vale-alimentação e auxílio-localidade; revisão do Plano de Cargos Carreira e Remuneração; e manutenção do plano de saúde e extensão para os aposentados.