Nesta terça-feira (16), o juizado da 5ª Vara Cível e de Acidentes de Trabalho do Amazonas suspendeu a convenção partidária do Diretório Estadual do União Brasil (UB), do dia 26 de abril deste ano, após acatar o pedido de filiados da legenda, que alegaram ilegalidades na recondução do ex-deputado Pauderney Avelino à presidência do partido. Com a decisão judicial, Pauderney  está fora do comando do União, no Amazonas.

Além de deixar o cargo de chefia do UB-AM, Pauderney será exonerado da função de titular da Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti/AM), onde estava desde 20 de janeiro deste ano, nomeado pelo governador do Amazonas, Wilson Lima (UB). Ele escolhido para o cargo por conta de sua interlocução com Brasília (DF) e com o estado de São Paulo, onde foi secretário da Representação do Amazonas, no período de 18 de outubro de 2019 até 2 de abril de 2022, quando saiu para disputar o pleito eleitoral, não sendo reeleito.

O secretário de Governo do Amazonas, Sérgio Litaiff, e os deputados estaduais Roberto Cidade (presidente da Assembleia Legislativa do Estado), Joana Darc, Adjuto Afonso, George Lins, Mário César Filho, Thiago Abrahim, além dos deputados federais pelo Amazonas Fausto Santos Jr. e Saullo Vianna, quem encaminharam a petição de suspensão da Convenção do Diretório Estadual do União, no Amazonas, conforme informações da 5ª Vara Cível e de Acidentes de Trabalho.

Os parlamentares apontaram pelo menos cinco irregularidades no pleito: ausência de publicação com antecedência mínima de cinco dias do edital de convocação da Convenção Extraordinária. Foi contestada a intempestivamente da publicação do edital de realização da convenção em um jornal de pequena circulação.

Foto: Reprodução/ Política