Motoristas de aplicativos como Uber, 99 e Indrive e também entregadores do Ifood e Rappy, estão realizando uma paralisação nacional desde as 4h desta segunda-feira (15), em Manaus e diversas cidades brasileiras.

De acordo com a categoria, o motivo da suspensão dos serviços de corrida e delivery por 24 horas é devido ao baixo valor pago aos motoristas e entregadores, além do alto custo do combustível e do percentual descontado pelas plataformas.

Os trabalhadores estão se mobilizando para exigir uma taxa mínima de R$10 por corrida e melhores condições de trabalho, incluindo mais segurança e respeito por parte das plataformas. Eles também reivindicam um aumento no repasse recebido das empresas e a cobrança de valor adicional para cada parada solicitada pelo passageiro durante uma corrida.

Também exigem seguros de vida e de saúde para maior proteção em caso de acidentes ou doenças.

Essa paralisação nacional conta com o apoio da Federação dos Motoristas por Aplicativo do Brasil (FEMBRAPP), que destaca a responsabilidade das empresas de aplicativos em garantir condições de trabalho justas.

Apesar da paralisação dos motoristas de aplicativos ter sido iniciada nesta segunda-feira (15), alguns profissionais ainda estão trabalhando pela manhã.

A greve se estenderá até às 4h da manhã desta terça-feira (16) e espera-se que diversas cidades da região metropolitana do Recife, como Vitória de Santo Antão, Caruaru, Garanhuns, Porto de Galinhas e Petrolina, também façam parte da manifestação.

Ao contrário de outras manifestações, os motoristas de aplicativos estão realizando uma greve de 24 horas marcada pelo desligamento dos apps.

Em vez de bloqueios de ruas ou protestos, os profissionais prometeram um “Day Off” dos aplicativos.

Durante esse período, os motoristas e entregadores são aconselhados a ficar em casa, descansando com suas famílias.

**Fonte: AM Post