A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) e a Fundação de Vigilância em saúde do Amazonas – Dra Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) receberam, nesta quinta-feira (11/05), visita técnica do Departamento de Imunização e Doenças Imunopreveníveis do Ministério da Saúde. A visita foi direcionada ao Centro de Distribuição de Imunobiológicos do Amazonas, em Manaus.

O Centro de Distribuição de Imunobiológicos do Amazonas conta com uma estrutura pioneira no país para armazenar e temperatura de mais de 10 milhões de vacinas, além de soros terapêuticos. O centro armazena e funciona como ponto de distribuição de todas as vacinas e soros disponíveis na rede pública de saúde enviados pelo Ministério da Saúde.

Pelo Ministério da Saúde, fez parte da visita o diretor do Departamento de Imunização e Doenças Imunopreveníveis da instituição, Eder Gatti Fernandes. A visita na FVS-RCP, onde está localizado o Centro de Imunobiológicos do Amazonas, foi conduzida pelo Secretário de Saúde do Amazonas, Anoar Samad.

“Nós viemos mostrar toda estrutura que o Governo tem montado para o cuidado com a vigilância e principalmente com as imunizações. Então, viemos mostrar o centro e o armazenamento de imunobiológicos, o que deixou o diretor (do Ministério da Saúde) bastante impressionado”, ressaltou o titular da SES-AM.

Na ocasião, também conduziu a visita técnica a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, e a equipe da Gerência de Imunização (Geim), setor que coordena o Programa Nacional de Imunizações (PNI) do estado, lotado no Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE) da fundação.

“O Centro de Imunobiológicos no Amazonas é de extrema importância para a saúde pública do estado. De maneira pioneira, em formato modular, esse centro é responsável por produzir e distribuir vacinas e outros imunobiológicos para a população, por meio das secretarias municipais de saúde “, enfatizou Tatyana.

Imunobiológicos

Os imunobiológicos armazenados no Centro de Imunobiológicos do Amazonas estão classificados em: imunobiológicos especiais, soros, vacina canina animal e vacinas da rotina, vacinas de campanhas.

Os imunobiológicos são enviados pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, para o estado do Amazonas, para posterior abastecimento das prefeituras municipais, por meio das Secretarias Municipais de Saúde (Semsa) dos 62 municípios do Amazonas. Essas secretarias são responsáveis pelo uso das vacinas na Atenção Básica e pela operacionalização da vacinação nos territórios municipais.

A distribuição das vacinas é realizada conforme solicitação das secretarias municipais de saúde que fazem a solicitação conforme as estratégias planejadas ou que serão realizadas para alcance da cobertura vacinal da população. Com esta distribuição de imunobiológicos, o Amazonas fortalece o propósito do Ministério da Saúde de manter a eliminação de doenças.

Já os soros ficam armazenados no Centro de Imunobiológicos e são encaminhados aos municípios mediante necessidade para atendimento de demanda. Quando os soros são encaminhados aos municípios, são armazenados em unidades hospitalares ou rede de frio municipais. Em Manaus, o armazenamento de soros é realizado na Fundação de Medicina Tropical – Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD).