A Polícia Civil do Rio de Janeiro indiciou na última quinta-feira (4) o influenciador digital Tiago Toguro, 29 anos, por homicídio culposo (quando não há intenção de matar). Ele se envolveu em um acidente de trânsito em março deste ano na Linha Amarela, na Zona Norte do Rio de Janeiro, que resultou no atropelamento e morte do motociclista Jonny Vieira da Silva.

Segundo as autoridades, além do influencer, outras duas pessoas foram indiciadas por falso testemunho. Na última sexta-feira (5), a 2ª Promotoria de Justiça de Investigação Penal Territorial da Área da Ilha do Governador e Bonsucesso devolveu o inquérito à 21ª Delegacia de Polícia Civil (DP) para que sejam realizadas novas investigações. O responsável pelo caso é o delegado Cláudio Vieira de Campos, titular da distrital.

Até o momento, a defesa de Tiago não se pronunciou publicamente sobre o indiciamento.

VERSÕES APRESENTADAS

Cerca de quatro horas após o acidente, Toguro prestou depoimento, afirmando que trafegava em baixa velocidade com um Land Rover Evoque, por volta da 1h40min, quando olhou pelo retrovisor e percebeu uma moto vindo em alta velocidade. Na sequência, o veículo teria colidido na traseira do seu carro.

O influenciador acrescentou ter parado imediatamente para prestar socorro à vítima, que, em sua percepção, tinha a “respiração fraca”. Em seguida, teriam chegado as viaturas da Polícia Militar (PM), da Lamsa — concessionária que administra a rodovia, e dos bombeiros, com um intervalo de poucos minutos entre elas.

O óbito do motociclista teria sido confirmado na sequência. Em sua defesa, o influenciador argumenta que não teria como evitar o acidente e enfatizou a tentativa de prestar socorro. Até o momento, ele não apresentou o veículo que estava dirigindo no dia do acidente para a perícia.

Já a versão apresentada por testemunhas é diferente. Segundo algumas pessoas que estavam no local, o acidente teria acontecido por uma atitude de Tiago, que estaria voltando de ré ao, provavelmente, errar o caminho, quando atingiu o motociclista que vinha atrás.

**Com informações GHZ