O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou que o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) pague uma multa de R$ 5 mil por compartilhar um vídeo editado que associa o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a uma “relação com o demônio”. A decisão foi tomada em sessão virtual do plenário da corte eleitoral encerrada em 5 de maio, sendo publicada nessa segunda-feira (9/5).

O vereador do município de Cascavel, no Paraná, Rômulo Quintino (PL) também foi multado, com o mesmo valor, por ter publicado o vídeo ainda durante a campanha eleitoral de 2022. O caso foi ajuizado pelo Partido dos Trabalhadores (PT) que alegou propaganda eleitoral negativa contra o então candidato Lula.

Na versão limpa, sem edições, Lula teria dito que nas redes sociais do “bolsonarismo” dizem que ele tem relação com o demônio. Mas essa parte foi cortada.

A relatora do caso, Maria Cláudia Bucchianeri, votou a favor do senador e do vereador, mas foi vencida pelos ministros Alexandre de Moraes, Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia, Benedito Gonçalves, Raul Araújo e Sérgio Banhos.

Como a votação foi virtual, não houve pronunciamento dos ministros, apenas o registro do voto. Correio Brasiliense.

Foto: Reprodução