O vereador Marcel Alexandre (Avante) é denunciado por favorecimento de dinheiro público após destinar R$ 200 mil reais em emendas parlamentares para o Centro de Integração Social Gerando Vidas, presidido pelo seu assessor do parlamentar pastor Canuto Ferreira, o assessor APC-5 tem ganhos totais de R$ 3.471,55 neste função, segundo dados do Portal da transferência da Câmara Municipal de Manaus (CMM).

O pastor e o vereador aparecem juntos em redes sociais, com publicações inclusive em defesa da ditadura militar e em apoio aos protestos antidemocráticos às sedes dos três Poderes.

O parlamentar Marcel Alexandre nomeou o aliado político dentro do gabinete pela primeira vez em agosto de 2013.

Vereador Marcel e caso Flávio

Essa não é a primeira vez que o nome do vereador está relacionado a escândalos, em 2019, o líder do então prefeito de Manaus a época, Arthur Neto (PSDB) na Câmara Municipal de Manaus (CMM), leu a Bíblia e chorou ao falar do assassinato de Flávio Rodrigues em uma reunião na CMM.

Pressionados pelas redes sociais, os vereadores da base de Arthur se viram obrigados a convocar representantes da prefeitura para falar sobre o envolvimento de servidor público e da estrutura da Casa Militar no assassinato. O policial militar Elizeu da Paz, que atuava na segurança do ex-prefeito, foi preso como suspeito de autoria ou participação no crime.

“Só Deus sabe o que aconteceu naquele dia”, disse Marcel. A fala do parlamentar gerou revoltada nas redes sociais, principalmente para a família da vítima do crime brutal.

Caso Flávio: Crime que bárbaro que chocou o Amazonas

O homicídio do engenheiro Flávio Rodrigues dos Santos ocorreu no dia 29 de setembro de 2019, após uma festa na casa de Alejandro Molina Valeiko, filho da primeira dama, Elizabeth Valeiko. Segundo a polícia, os amigos estavam na casa de Alejandro Valeiko bebendo e usando drogas.

De repente, começou uma discussão, seguida de agressões com facas. O engenheiro Flávio dos Santos foi esfaqueado e morreu.

Ainda de acordo com a polícia, Santos foi encontrado morto no bairro Tarumã, no dia seguinte. O local onde estava o corpo fica próximo à casa de Alejandro.

De acordo com as investigações, o policial militar Elizeu da Paz de Souza, que estava lotado na Casa Militar da Prefeitura de Manaus e seria segurança de Alejandro, estava dirigindo um carro alugado da Prefeitura. A polícia diz que o PM Elizeu de Souza foi até o condomínio, colocou o corpo no carro da Prefeitura de Manaus e saiu do local da festa.

Lutador de MMA, Mayc Parede confessou sua participação no crime ao ser preso em 2019, alegando ser o culpado pelas facadas desferidas na vítima. Ele aparece em vídeos de segurança dando entrada no condomínio onde ocorreu o crime.