A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou nesta sexta-feira (5), o fim da Emergência de Saúde Pública de Interesse Internacional (PHEIC, na sigla em inglês) para a Covid-19, encerrando o mais alto nível de alerta da entidade para uma doença, mantido para a pandemia de Covid-19 por mais de três anos.

A decisão ocorreu após a 15ª reunião do Comitê de Emergência do Regulamento Sanitário Internacional (RSI), que revisou o quadro e concluiu que o mundo vive, neste momento, um problema de saúde estabelecido e contínuo. A mostra disso é a queda de casos e hospitalizações pela doença. Outro fator considerado foi alto índice de população vacinada contra a Covid-19.

Segundo a entidade, até o momento, foram aplicadas 13,3 bilhões de doses das vacinas disponíveis contra a doença, de modo que, 89% dos profissionais de saúde e 82% dos adultos com mais de 60 anos completaram o esquema inicial com duas doses.

Na abertura da reunião sobre o status da emergência, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, destacou a importância de que os cuidados em relação ao vírus não sejam abandonados, porque ele continua em circulação e assim deve permanecer. “Estamos todos cansados ​​desta pandemia e queremos deixá-la para trás. Mas esse vírus veio para ficar e todos os países precisarão aprender a gerenciá-lo junto com outras doenças infecciosas.”

A decisão segue a linha do que vários países vinham adotado, pois já tinham retirado o status de emergência nacional. No mês passado, o presidente americano Joe Biden encaminhou o encerramento da emergência em saúde pública nos Estados Unidos para o próximo dia 11. Ela se encerraria em 11 de abril e foi estendida por mais um mês para evitar um fim abrupto. No Brasil, o status foi retirado em abril de 2022, após um anúncio em rede nacional do ex-ministro Marcelo Queiroga. 

Como o vírus permanece em circulação nos países, a entidade continua a considerar que o mundo vive uma “pandemia em andamento”. A OMS diz que a avaliação de risco global ainda é considerada alta, mas dados atualizados apontam evidências sólidas de que houve redução dos riscos à saúde por um conjunto de fatores: a imunidade da população pela vacinação e infecção pelo vírus, queda da virulência nas novas sublinhagens da variante de preocupação ômicron e o avanço das técnicas para manejo dos pacientes.

O QUE MUDA COM A ALTERAÇÃO DE STATUS?

Com o fim da emergência internacional, a A Organização Mundial da Saúde (OMS) estabeleceu uma série de recomendações para que os países mantenham a vigilância e fortaleçam os sistemas de saúde, inclusive para ter estruturas sólidas e preparo para futuras pandemias.

Entre as recomendações, estão:

  • Incluir a vacinação contra a Covid-19 nos programas de imunização ao longo da vida
  • Estabelecer planos de preparação contra pandemias de doenças respiratórias
  • Restaurar programas de saúde impactados pela pandemia de Covid
  • Fortalecer programas de vigilância
  • Manter o apoio à pesquisa

**Com informações Veja