AMAZONAS – O atual prefeito de Coari Keitton Pinheiro (Progressistas) foi preso em 26 de setembro de 2019 durante a Operação Patrinus, deflagrada pelo Ministério Público do Amazonas (MP-AM) por intermédio do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO).

Na ocasião, além de Keitton, foram presos o atual deputado federal Adail Filho (Republicanos); o empresário Alexsuel Rodrigues, dono da rede de supermercados Rodrigues; e o sargento da Polícia Militar, Fernando Lima. Os quatro eram investigados como chefes de um esquema criminoso que desviou mais de R$ 100 milhões dos recursos destinados à Educação do município de Coari.

O nome da operação “Patrinus” (do latim significa padrinho) se justifica porque as contratações e os pagamentos da prefeitura municipal de Coari eram realizados mediante o auxílio de amigos influentes do chefe do Poder Executivo municipal.

À época, além dos quatro mandados de prisão temporária, foram expedidos 70 mandados de busca pessoal e de busca e apreensão, cumpridos em domicílios, órgãos públicos e em sedes de empresas, na cidade de Manaus e Coari ao mesmo tempo. A operação contou com a atuação de quatro Promotores de Justiça e mais de 160 policiais, além de quatro técnicos da Controladoria-Geral da União (CGU).

Em outubro de 2019, Keitton e Adail Filho foram libertos após decisão do ministro Rogério Schietti Cruz, da Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ),