Os paraguaios irão às urnas neste domingo (30) para decidir quem irá governar o país pelos próximos anos. Serão eleitos presidente e vice-presidente da República; 45 senadores titulares e 30 suplentes; 80 deputados titulares e 80 suplentes; 17 governadores; e 257 membros titulares e 257 suplentes para Juntas Departamentais (assembleias legislativas estaduais).

As regras da política paraguaia preveem não haver segundo turno, nem possibilidade de reeleição. O candidato eleito ganha um mandato único de cinco anos. Ao todo, mais de 4,7 milhões de pessoas estão aptas a votar. Serão 1.157 locais de votação, com 15.380 urnas.

São 13 chapas na disputa pela presidência do país sul-americano. Mas, embora haja grande variedade de candidatos, duas duplas despontam como as principais.

De um lado estão Santiago “Santi” Peña e Pedro Alliana, candidatos conservadores pelo Partido Colorado — que está no poder. Do outro, Efraín Alegre e Sole Núñez, que lideram o bloco de oposição e coalizão de centro-esquerda Concertação Nacional por um Novo Paraguai.

Uma pesquisa AtlasIntel divulgada na terça-feira (25) mostrou que eles têm vantagem em relação às outras chapas, mas enfrentam disputa acirrada pela liderança, com empate técnico.

Alegre liderava com 34,3% das intenções de voto. Em seguida, com 32,8% das intenções de voto, estava Peña. A margem de erro era de 2 pontos percentuais.

Entretanto, o terceiro colocado, Paraguayo “Payo” Cubas, um candidato polêmico, que já teve mandato como senador cassado após pedir a morte de “100 mil brasileiros bandidos”, deu um salto de 8 pontos percentuais em relação ao último levantamento, do início do mês.

Nessa pesquisa divulgada pela AtlasIntel anteriormente e repercutida pela CNN, a maioria dos paraguaios (54,7%) afirmou que prefere que o próximo presidente do país seja alguém da oposição ou do partido Concertação. Enquanto isso, 35,8% prefere que o Partido Colorado continue no poder. Não souberam responder 9,5%.

Ainda assim, Alegre e Peña estavam empatados tecnicamente, com aproximadamente 38% e 36% dos votos, respectivamente.

Quando os respondentes foram questionados sobre os principais problemas no país, a corrupção foi o tema mais apontado, por 68%. Em seguida, está o acesso a serviços de saúde e medicamentos gratuitos, com 52%; e a insegurança, com 41%.

Quanto às principais características que o próximo presidente do Paraguai deve ter, foram destacadas pelos entrevistados honestidade, patriotismo e inteligência.

**Com informações CNN Brasil