Tribunal Regional Federal da 2ª Região absolveu o ex-governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, em um processo da Lava Jato por corrupção, lavagem de dinheiro e participação em organização criminosa.

Conforme o G1, a decisão é da 1ª Turma Especializada do Tribunal. Por maioria, os desembargadores Simone Schreiber, Antonio Ivan Athié e Wanderley Sanan Dantas atenderam à apelação feita pela defesa do ex-governador para anular a sentença do juiz Marcelo Bretas, que era o responsável pela extinta Operação Lava Jato no Rio.

Em 2021, o juiz condenou Luiz Fernando de Souza, o Pezão, a quase 99 anos de cadeia pelos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e participação em organização criminosa. Pezão foi acusado na operação Boca de Lobo de receber propinas enquanto esteve no governo e chegou a ser preso em novembro de 2018 já no fim do mandato. Mas foi solto um ano depois.

Os advogados do ex-governador afirmaram, na apelação, que o juiz Marcelo Bretas copiou, sem citar a fonte, longos trechos das alegações finais do Ministério Público Federal e usou isso como base para fundamentar a sentença.

Em fevereiro de 2023, Bretas foi afastado pelo Conselho Nacional de Justiça por suspeita de direcionar processos e combinar a condução das investigações. 

Foto: Reprodução