A Câmara Municipal de Manaus (CMM) realizará audiência pública para debater a importância dos mediadores escolares, que acompanham alunos com deficiência (PCDs) e autistas nas salas de aula. O requerimento, aprovado em peso pela base aliada do Executivo Municipal na casa legislativa, foi apresentado pelo presidente da Comissão de Educação da CMM, vereador Professor Samuel.

A presidente da Associação das Mães Unidas pelo Autismo (AMUA), Núbia Brasil, fala da importância da audiência pública, aprovada pela Câmara. “A realização dessa audiência vai se somar à nossa luta pelos mediadores”, disse, logo após a aprovação da audiência no plenário da Casa legislativa, nesta quarta-feira (5/4).

O autor do requerimento da audiência, Professor Samuel, relata que a inclusão da criança com autismo nos ambientes educacionais tem percorrido um caminho, de desafios que afetam professor e criança. “O mediador precisa ser um profissional capacitado a trabalhar com os cuidados relacionados à criança, portanto a audiência pública irá tratar de todos os pontos que precisam ser definidos, para que todas as crianças que precisam desse acompanhamento o tenham”.

“Agora sim o requerimento foi apresentado no seio da comissão correta, a de Educação, que trata do tema e tem interlocução com a própria Secretaria de Educação do Município”, destaca o líder do prefeito David Almeida na Câmara, vereador Fransuá, que acrescenta:

“O que não podemos aceitar é que utilizem uma causa tão nobre apenas como instrumento de ataque. O que todos os vereadores e pais de PCDs desejam é debater soluções para algo que necessita da participação de todos, do poder público, inclusive do Congresso Nacional. E o Município vem investindo, também é importante reconhecer isso, ”, destaca

AVANÇOS
Fransuá se refere ao investimento que a atual gestão vem realizando para ampliar o atendimento aos PCDs e autistas, como na contratação de mais mediadores escolares.

Até a gestão anterior, a rede municipal de ensino tinha em seus quadros, 178 estagiários de nível superior como mediadores. Neste ano, a Semed aumentou esse número para 846, ou seja, um crescimento de 475%. A Secretaria Municipal de Educação antecipou que já está trabalhando para a contratação de mais 1 mil mediadores.

Atualmente, a rede municipal tem 7.833 estudantes com deficiência, sendo que desse total, 3.824 são autistas, em diferentes graus.

Além do aumento do número de mediadores, a Semed já promoveu, entre março de 2022 e março de 2023, o Curso de Formação da Educação Especial e Autismo e o 1º Seminário da Educação Inclusiva – Direito à Diversidade. Além disso, a Secretaria desenvolve uma série de programas educacionais, de estímulo aos alunos, que abrangem estudantes com necessidades especiais.

O Complexo Municipal de Educação Especial André Vidal de Araújo (CMEE) conta com equipe multidisciplinar. A meta da Prefeitura é que até o final deste ano, todas as creches e os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) tenham, em suas estruturas, Salas de Recursos.

TRANSPARÊNCIA
O vereador Fransuá destaca ainda que a audiência pública, que abordará temas como a importância dos mediadores e a qualificação adequada dos mesmos, ainda não tem data marcada, mas será transmitida ao vivo pela TV Câmara.
“Queremos o máximo de transparência, tema da mais alta importância que mexe com toda sociedade”, destaca Fransuá.