A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (4) a Operação Iraúna, cujo objetivo é combater o tráfico internacional de drogas através do envio de malas com drogas ao exterior por meio de troca de bagagens em aeroportos.

Durante a investigação, foi identificado grupo criminoso que remeteu 40kg de cocaína para a Alemanha por meio de troca de bagagens de passageiros sem qualquer ilícito no interior, por bagagens com drogas.  O método de ação do grupo criminoso investigado consiste na retirada da etiqueta da bagagem despachada e colocação em outra, contendo as drogas ilícitas.

No último dia 5, duas passageiras oriundas de Goiânia/GO, que tiveram suas bagagens trocadas, foram presas por tráfico internacional de drogas na Alemanha, cidade de Frankfurt, após o desembarque de voo procedente do Brasil. Suas bagagens tinham sido despachadas no Aeroporto Santa Genoveva em Goiânia/GO. Suas etiquetas foram trocadas no Aeroporto Internacional de Guarulhos/SP.

Em favor das brasileiras presas há uma série de evidências que levam a crer, de fato, que não há envolvimento delas com o transporte da droga, pois não correspondem ao padrão usual das chamadas “mulas do tráfico”.