A ex-presidente Dilma Rousseff foi eleita presidente do banco do Brics, nesta sexta-feira (24/3), sete anos depois de ter sido afastada da Presidência do Brasil em decorrência de crimes de responsabilidade. A instituição financeira foi criada em 2014 pelos Brics – o bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. A ex-presidente terá salário mensal médio de cerca de R$ 220 mil.

O conselho de governadores do banco, formado pelos ministros da Fazenda dos países fundadores, além dos representantes dos quatro novos integrantes (Bangladesh, Emirados Árabes Unidos, Egito e Uruguai), reuniu-se por videoconferência e votou a indicação de Rousseff em reunião interna.

A petista foi sabatinada pelas autoridades estrangeiras ao longo deste mês, depois que o New Development Bank (NDB), o banco do Brics, comunicou o início da troca de comando.

A sede da instituição fica em Xangai, na China. Além do salário, o banco ainda oferece benefícios como assistência médica, auxílio-viagem para o país de origem, subsídios para mudança em caso de contratação e desligamento, além de transporte aéreo. Correio Brasiliense.

Foto: Reprodução