A Concessionária de Energia Elétrica, Amazonas Energia, mais uma vez deixou seus consumidores na mãos na tarde da última quarta-feira (22), após diversos pontos na cidade sofrerem com a interrupção do fornecimento de energia.

A empresa afirmou que não teria uma previsão exata para o retorno dos serviços, o que levantou a indignação da população que vive às sombras de um serviço que só tem trazido transtornos à vida dos manauaras e moradores do interior amazonense.

A lista de bairros afetados incluem: Santa Etelvina, Praça 14 de Janeiro, Parque Dez de Novembro, Santo Agostinho, Planalto, Aparecida, Flores, Lírio do Vale, Ponta Negra e Centro foram afetados com a interrupção dos serviços elétricos..

A Amazonas Energia informou que o apagão foi ocasionado por conta do desligamento de disjuntores de fronteira com o Sistema Interligado Nacional (SIN), que interrompeu cerca de 34% da carga do sistema de energia.

CONFIRA A NOTA EMITIDA PELA CONCESSIONÁRIA DE ENERGIA ELÉTRICA AMAZONAS ENERGIA:

‘A Amazonas Energia informa que, na data de hoje (22), às 14h20min, houve um desligamento de disjuntores de fronteira com o Sistema Interligado Nacional afetando as subestações de Aparecida, Cachoeirinha, Flores, Iranduba, Manacapuru, Ponta Negra, Redenção, Seringal, Santo Antônio e V8, interrompendo cerca de 34% da carga do sistema.

No momento, a Amazonas Energia aguarda liberação de tomada de carga do Operador Nacional do Sistema (ONS). Agradecemos a compreensão de todos os nossos clientes.’

RECLAMAÇÕES E APOIO – Ainda nesta semana, o vereador Dr. Daniel Vasconcelos (PSC) se posicionou contra a instalação de medidores aéreos da empresa. Segundo o parlamentar, a empresa está desrespeitando a população.

‘A Amazonas Energia, que presta um desserviço para a sociedade, deveria investir em qualidade. Tem bairros da cidade, que só chega a conta no final do mês para pagar e todo dia tem queda de tensão elétrica, danificado equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos, desrespeitando a população’, afirmou.

MEDIDORES AÉREOS – A população que mora na capital amazonense tem se mostrado favorável ao Projeto de Lei 375/2022, de autoria do presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Caio André (PSC), que proíbe a instalação de medidores aéreos de energia na cidade. Manifestantes de oito bairros de Manaus estiveram presentes no Pequeno Expediente da última segunda-feira (20), no plenário da Câmara, e também foram recebidos no gabinete do presidente Caio André.

SOBRE O PROJETO DE LEI – O projeto de lei do presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), Caio André, acrescenta ao artigo 1º da Lei Municipal nº 2.208/2017, onde fica proibida a instalação de sistemas de medição de energia elétrica, externos ou centralizados, fixados nos postes de energia elétrica, ressalvadas as caixas de passagem de energia elétrica, transformadores e cabeamento de internet e TV a cabo, desde que seja observado um raio de 500 metros entre um e outro, para evitar poluição visual.