A recente Sessão Plenária Extraordinária do Tribunal Regional Federal 1ª região (TRF 1ª região) para tratar da promoção de desembargadores federais para o preenchimento de 13 de 16 cargos de desembargadores federais  foi encerrada com nenhuma indicação de um juiz da região norte. Segundo informações dos bastidores, dois advogados amazonenses estariam cotados para preencher as vagas destinadas aos membros do Ministério Público e da Ordem dos Advogados do Brasil.

Conforme publicado pelo O Poder, as vagas por meio do quinto constitucional, regra prevista no artigo 94 da Constituição Federal. São eles: Marco Aurélio Choy e Marcelo Ramos.

Choy já foi presidente da OAB Amazonas e atualmente é procurador geral do município de Manaus inclusive já até se despediu de alguns colegas com um discurso sobre seguir novos ciclos.

Já Ramos que também assim como Choy é advogado mas também é político. Até janeiro ele estava como deputado federal porém não foi reeleito para o cargo nas eleições de 2022 é outro nome bastante debatido nos bastidores. Marcelo Ramos também foi procurado pela reportagem mas não respondeu os questionamentos apontados.

Marcelo Ramos foi um forte aliado de Lula durante a campanha eleitoral. Até muito por isso, seu nome é dado quase como certo para a vaga pelo quinto constitucional. Ele esteve presente no gabinete de transição do governo. Como a decisão final para a vaga é de Lula, se de fato Marcelo Ramos for indicado pela OAB, é bem provável que ele se torne desembargador federal.

Foto: Reprodução