Muito cuidado na hora de higienizar o nariz: um estudo científico apontou que o ato de levar o dedo às narinas pode contribuir para o desenvolvimento de doenças, entre elas, o Alzheimer. Isso porque as mãos possuem bactérias que podem viajar através de nossos canais nasais até o cérebro por meio dos nervos olfativos.

Cientistas australianos chegaram a tal conclusão após conduzirem um estudo com camundongos, publicado em outubro de 2022 na plataforma Nature. Ao longo da pesquisa, observou-se que a bactéria Chlamydia pneumoniae é determinante para o desenvolvimento do Alzheimer nesse caso.

Segundo eles, o patógeno é capaz infectar o sistema nervoso central ao reagir com as células cerebrais e produzir uma proteína beta amiloide, ligada ao Alzheimer.

Outras enfermidades como a meningite também podem ser provocadas pelo hábito de cutucar o nariz com frequência, segundo afirmou o estudo. Nesse caso, se a imunidade do indivíduo se encontra fragilizada e a sua mucosa, afetada, os micróbios das mãos podem acabar provocando uma meningite bacteriana ao terem contato com o cérebro.

A dica, portanto, é sempre higienizar as mãos antes de limpar as narinas e tomar cuidado na hora de introduzir o dedo no canal nasal para não lesionar a mucosa e gerar sangramentos.