A estudante Alessandra Rangel Coelho Santana, de 12 anos, que estava desaparecida há oito dias, foi encontrada nesta terça-feira (14) em São Luís, capital do Maranhão. A criança estava sendo mantida em cárcere privado em uma quitinete no bairro Vila Luizão. Um homem, que teria marcado o encontro com a menina via internet, foi preso.

Segundo a Polícia Civil, agentes da Delegacia de Descoberta de Paradeiros (DDPA) descobriram durante a investigação que a menina teria viajado para o Maranhão após conhecer um homem, de 25 anos, por meio de um aplicativo de compartilhamento de vídeos. Ele teria vindo ao Rio de Janeiro buscá-la. Desta maneira, foi feito um contato com a Polícia Civil maranhense para auxiliar nas buscas.

A corporação ainda informou que os crimes cometidos pelo homem ainda serão devidamente apurados pelas polícias dos dois estados.

De acordo com a Polícia Civil do Maranhão, uma equipe da Delegacia de Proteção à Pessoa (DPP/SHPP) conseguiu identificar o local do cárcere e resgatar a menor, que era mantida isolada em uma quitinete trancada no bairro Vila Luizão. Os agentes ainda prenderam o homem responsável pelo crime.

Alessandro Santana, pai da estudante, contou que está aliviado por encontrar a filha após oito dias sem notícias. Segundo ele, a menina está bem e com as autoridades policiais maranhenses.

“Graças a Deus! É um alívio. Ela está bem e em está em boas mãos. Agora, ela está com as autoridades policiais e ainda não consegui falar com ela”, contou.

Relembre o caso

Alessandra estuda na Escola Municipal Ginásio Professor Neemias Rodrigues de Mello, em Sepetiba. Segundo a família, ela saiu de casa, por volta das 6h30, da última segunda-feira (6), usando o uniforme e a mochila, mas não retornou.

A direção da unidade escolar comunicou aos responsáveis que a aluna não participou das aulas. Conforme familiares, a adolescente foi vista, pela última vez, conversando com um homem desconhecido nos arredores do colégio.

Além do uniforme, Alessandra também levava na mochila um vestido rosa e um tênis novo. O aparelho celular da estudante foi desligado. De acordo com relatos da família, uma colega da escola confirmou que a adolescente estava se relacionando de forma virtual com um rapaz, que pretendia ir com ele para Minas Gerais, mas não imaginava que tomaria uma atitude tão arriscada.

Uma foto enviada pelo celular de Alessandra a uma prima, um dia depois do desaparecimento, levantou suspeitas. Na imagem, encaminhada um dia depois do seu paradeiro, a adolescente aparece com óculos de grau, dentro de um carro e com o olhar triste. A foto foi enviada com uma mensagem de texto supostamente escrita pela própria menina.