Oitenta pessoas serão beneficiadas com o mutirão de cirurgias gerais que teve início nesta sexta-feira (03) no Hospital Regional de Coari (HRC) – Pref. Dr. Odair Carlos Geraldo. Os procedimentos incluem hernioplastia, hérnia inguinal, hérnia epigástrica, vasectomia e colecistectomia.

De acordo com o prefeito Keitton Pinheiro, a iniciativa tem como objetivo, prioritariamente, promover a qualidade de vida dos pacientes e a redução da fila de espera, reforçando o compromisso que a gestão municipal tem com a saúde da população coariense.

‘As intervenções cirúrgicas são de suma importância para a resolução do problema de saúde dos pacientes, oportunizando o retorno as suas atividades diárias, interrompidas pela patologia diagnosticada. Ficamos muito felizes em realizar o mutirão para proporcionar essas melhorias àqueles que precisam’, disse o prefeito.

Além disso, revela Keitton Pinheiro, o mutirão do HRC vai reduzir uma fila de quatro meses, bem como evitar o deslocamento dos pacientes à capital. ‘Vale ressaltar que essa iniciativa faz parte da programação anual de cirurgias, uma das nossas ações que vêm fortalecendo a saúde do município’, destacou o prefeito.

Para Anacleto Fernandes, de 63 anos, fazer o procedimento cirúrgico na cidade onde mora traz vários benefícios. ‘Descobri recentemente que precisava fazer a cirurgia de hérnia inguinal, pensei que tinha que ir para Manaus, mas falaram que o médico daqui era excelente e ia ter o mutirão. Isso é muito bom porque perto da família a gente se recupera melhor’, comentou.

O diretor-geral do Hopistal Regional de Coari, Júnior Pinheiro, explica que todos os pacientes são da rede de saúde do município, que passaram pelo fluxo de atendimentos, exames de imagens e avaliação com o médico cirurgião da Policlínica Dr. Roque Juan Dell’Oso.

Ele enfatiza que a unidade hospitalar do município conta com equipamentos de última geração que possibilitam a realização de procedimentos cirúrgicos de forma minimamente invasiva. ‘Um exemplo são as cirurgias por videolaparoscopia, que também serão realizadas no mutirão, as quais favorece a rápida recuperação dos pacientes’, apontou.

O mutirão de cirurgias gerais do Hospital Regional de Coari começou hoje e segue até a próxima segunda-feira (06)