Para apoiar e auxiliar as vítimas das fortes chuvas que atingiram o litoral norte de São Paulo, o Ministério da Saúde envia, nesta segunda-feira (20), kits de apoio com medicamentos e insumos estratégicos para a região. Equipes de vigilância em saúde e ambiente da pasta acompanham atentamente a situação. Neste domingo (19), o Governo Federal reconheceu estado de calamidade na região de São Sebastião (SP), em edição extra do Diário Oficial da União.

Neste primeiro momento, serão enviados três kit que atendem cerca de 4,5 mil pessoas durante um mês. Cada kit contém 25 tipos de medicamentos e 13 diferentes insumos, preparados para atender a população em situações de emergência.

O Ministério da Saúde prestará todo o suporte necessário para reforçar a estrutura do Sistema Único de Saúde (SUS) nas áreas atingidas pelas fortes enchentes. As equipes da pasta seguem monitorando a situação e farão novos envios de insumos e equipes, conforme necessário nos próximos dias.

Até a noite deste domingo (19), de acordo com o último balanço da Defesa Civil, foram registrados 36 óbitos em decorrência das chuvas e 13 pessoas feridas. Além disso, 978 estão desalojadas e 747 desabrigadas.