O governador Wilson Lima assinou, nesta quinta-feira (16/02), a ordem de serviço para a construção da primeira unidade da Escola da Floresta, que ficará localizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Uatumã, em São Sebastião do Uatumã (a 247 quilômetros de Manaus).

A Escola da Floresta vai promover a sustentabilidade socioambiental nas unidades de ensino ao fortalecer as ações de educação ambiental nas Unidades de Conservação (UCs). As unidades serão espaços de gestão democrática e de respeito à diversidade sociocultural e aos direitos humanos.

O modelo inovador de educação foi anunciado pelo governador do Amazonas no início deste mês, durante participação na 13ª Reunião Anual da Força-Tarefa de Governadores para o Clima e Florestas, em Yucatán, México.

“É uma escola com conceito de sustentabilidade, com madeira certificada, com madeira de apreensão, com reaproveitamento da água da chuva, estação de tratamento de efluentes, hortas comunitárias e todo o conteúdo voltado para essas questões de sustentabilidade”, destacou o governador.

Segundo Wilson Lima, as escolas foram projetadas para ter um baixo impacto ambiental. Além disso, ele ainda destacou que haverá painéis de captação de energia solar, sistema de ventilação natural, ampla acessibilidade e fácil manutenção.

Outras ações da política do Estado para defesa do Meio Ambiente também foram destacadas pelo governador. “Nós temos ações que são referências mundiais. O estado do Amazonas tem hoje o maior programa de pagamento por serviços ambientais do planeta, que é o Guardiões da Floresta, voltado para os moradores dessas áreas. Temos algumas atividades de manejo como o do pirarucu e muitos outros produtos da floresta, e a gente tem avançado para garantir o que a gente fez na Reserva do Uacari (em Carauari) para garantir o manejo dos quelônios”, afirmou.

Além do governador, participaram da agenda o vice-governador Tadeu de Souza, os deputados estaduais Rozenha e Mario César Filho, o prefeito do município, Jander Barreto, além de secretários de estado.

Escola da Floresta
A assinatura da ordem de serviço para construir a primeira Escola da Floresta aconteceu na comunidade Enseada, em São Sebastião do Uatumã, onde as obras deverão começar em até cinco dias úteis.

“Nossos alunos vão poder ficar na nossa comunidade, sem sair para a cidade. E essa escola vem munida de todos os aparatos para os alunos. Agradeço ao nosso governador Wilson Lima, pois estamos muito satisfeitos. É um sonho que está sendo realizado. O melhor investimento que ele pode fazer é na educação”, destacou Livânia Pires, professora da Comunidade Bom Jesus, local onde será construída a Escola da Floresta.

O projeto do Governo do Amazonas é executado por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação e Desporto e Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema). Serão construídas três escolas.

Além da RDS do Uatumã, receberão o projeto a Área de Proteção Ambiental (APA) Caverna do Maroaga, no município de Presidente Figueiredo; e a RDS Piagaçu Purus, no município de Beruri.

Estrutura
Cada unidade contará com quatro salas de aula, uma sala de leitura, uma sala multiuso, refeitório, sala dos professores, alojamento dos educadores e dos estudantes, sala maker, além de banheiros e demais estruturas escolares, como secretaria, despensa, cozinha e depósito.

Outras ações
Na visita ao município localizado na região do Baixo Amazonas, Wilson Lima participou da maior soltura de quelônios de 2023 na RDS do Uatumã, devolvendo à natureza 20 mil filhotes de tartarugas, tracajás e iaçás.

O governador lançou também o programa “Brilha Amazonas”, que distribuirá, inicialmente, 253 kits de painéis solares para comunidades que têm o turismo como fonte de renda. Ele ainda anunciou melhorias para fortalecer o setor rural e destacou que a sede do município e as comunidades estão recebendo iluminação pública de LED.