O governador Wilson Lima recebeu, nesta quarta-feira (15), especialistas do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) que cumprem agenda de acompanhamento da implantação do novo Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+). Denominada de ‘Missão de Arranque’, esta é a primeira reunião após a assinatura do contrato de empréstimo com o banco.

Para o governador, o acompanhamento e a parceria do BID tornaram a implantação do Prosamim+ uma obra com grande representatividade e importância socioambiental, sendo também motivo de orgulho pessoal poder realizá-la.

‘Eu tive a oportunidade de, muitas vezes, estar acompanhando, na condição de jornalista, o sofrimento daquelas pessoas e, hoje, como governador, nessa parceria entre o Governo do Estado e BID, a gente conseguir avançar e fazer uma entrega que definitivamente muda a vida das pessoas, me traz uma satisfação muito grande’, disse Wilson Lima.

O Prosamin+, obra do governo estadual, de responsabilidade da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), está em andamento em um trecho do Igarapé do Quarenta, entre as comunidades da Sharp, na zona leste, e Manaus 2000, no Japiim, zona sul, com obras múltiplas de saneamento básico, urbanização, mobilidade urbana e habitação. Ao longo da execução das obras, serão reassentadas mais de 2 mil famílias que moram em áreas de risco de alagação nas duas comunidades.

Nos quatro dias de missão do BID em Manaus, que se encerra nesta quinta-feira (16), as equipes do órgão e da UGPE se debruçam sobre as metas físicas e financeiras para o acompanhamento de todas as fases, incluindo a verificação dos documentos de gestão e planejamento, os avanços alcançados e o planejamento para os próximos cinco anos de duração do programa.

A missão é chefiada pelo especialista em Água e Saneamento do BID, Gustavo Mendez, com a participação de outros membros nas áreas Ambiental, Social, Financeira, de Aquisições, de Inovação e Política de Gênero. Na ocasião, Mendez elogiou a gestão do Prosamim+ e disse que esse é um case de sucesso das obras apoiadas pelo BID, que considera a região amazônica prioritária no Brasil. Entre os avanços destacados está a contratação dos mais de 80% dos serviços previstos e o início do reassentamento.

‘Essa Missão tem um diferencial que é a constatação pelos executivos e consultores do BID de que o Prosamin+ está bem avançado. Isso é resultado das ações antecipadas que realizamos, por determinação do governador, para a contratação de obras e consultorias’, afirmou o coordenador executivo da UGPE, engenheiro civil Marcellus Campêlo, que esteve presente na reunião com o governador Wilson Lima, junto com sua equipe de Finanças e Planejamento e representante da Secretaria de Fazenda (Sefaz).