Coari tornou-se o primeiro município do interior do Amazonas a realizar, de forma contínua, procedimentos cirúrgicos por videolaparoscopia. A iniciativa partiu da gestão do prefeito Keitton Pinheiro, o qual, nessa terça-feira (14), fez questão de acompanhar a oferta do serviço que vem sendo realizado, desde o dia 1° deste mês, no Hospital Regional de Coari.

O prefeito destacou que esse feito simboliza um grande avanço para a saúde da população coariense, pois oferece serviços de alta qualidade, com equipamentos de última geração, proporcionando mais qualidade de vida aos cidadãos que precisam realizar cirurgias geral, como apendicectomia (remoção de apêndice), colecistectomia (retirada de vesícula biliar), dentre outros.

Keitton Pinheiro enfatizou ainda o fato de Coari ser o primeiro município do interior a incluir os procedimentos por videolaparoscopia na rotina das cirurgias eletivas e também nos mutirões que ocorrerão durante este ano.

“Estou muito feliz em dar mais essa notícia para a população. Isso reforça o nosso compromisso de melhorar continuamente a qualidade dos serviços e atendimentos em saúde, assim como demonstra também o excelente trabalho que vem sendo desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde, pelo Hospital Regional de Coari e suas equipes”, afirmou o prefeito.

A videolaparoscopia é uma via de acesso para realização de procedimentos cirúrgicos de forma minimamente invasiva ao corpo humano, o que possibilita diversos benefícios ao paciente, já que permite vários tipos de operações que antes eram realizadas somente através de cirurgias abertas.

Os procedimentos com essa moderna técnica cirúrgica serão realizados todos os meses no Hospital Regional de Coari, conforme a demanda dos pacientes que estão aguardando pela cirurgia. O fluxo para novos pacientes seguirá pelos atendimentos ambulatoriais realizados pelo cirurgião geral na Policlínica Dr. Roque Juan Dell’Oso.

Até o momento, oito pacientes já foram contemplados com a realização da colecistectomia (cirurgia de remoção de vesícula).