A Polícia Militar do Amazonas realizou uma megaoperação na noite da última sexta-feira (10), com intuito de conter as manifestações em apologia à uma organização criminosa, identificada como Comando Vermelho (CV) em Manaus.

Segundo o secretário da Secretaria de Estado da Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), general Mansur, a operação foi exitosa e uma resposta rápida das polícias e da segurança pública para manter a ordem na capital e em todo o estado.

“Trabalhamos de maneira muito integrada com o apoio de todo o sistema de segurança pública e o resultado é esse que os senhores estão vendo. Várias prisões, vários materiais apreendidos, como centenas de foguetes e outros materiais, que foram apreendidos nesta grande operação que não para agora”, afirmou o secretário.

Todos os direcionamentos foram dados em tempo real para a tropa nas ruas. Para o comandante-geral da Polícia Militar (PM), Coronel Vinícius Almeida, tudo isso foi fundamental em um saldo positivo da operação.

“A Polícia Militar atuou nessa ação com 1,4 mil homens, na capital e no interior. Tivemos um emprego na capital de 340 viaturas, durante esse momento que nós tivemos essa ação, e essa operação continua durante madrugada. Tivemos que escalar policiais que estavam de folga, policiais que estavam entrando de serviço tiveram que entrar mais cedo. Foi um grande esforço da Polícia Militar, mas que resultou em pontos muito positivos”, afirmou Coronel Vinícius Almeida.

Durante a operação, centenas de fogos de artifício foram apreendidas. Carros, motocicletas, armas, entre as quais metralhadoras de fabricação caseira e munições também foram apreendidos. Durante a operação policial, um homem foi baleado e foi a óbito.

Ao todo, cerca de cem presos foram conduzidos à sede da Delegacia Geral, no Dom Pedro, na zona centro-oeste de Manaus. De acordo com o delegado-geral, Bruno Fraga, foi montada uma Central de Flagrante na unidade para atuar na operação de identificação e qualificação dos presos.