Duas médicas foram filmadas zombando de crianças que foram atingidas por um raio durante uma forte chuva e que precisavam de atendimento médico, no município de Maués (a 257 quilômetros de Manaus).

O vídeo, que circulou nas redes sociais, mostra as médicas rindo dos gritos das crianças com dor. A médica que está registrando a cena filma sua colega e pergunta: “E então, você vai suturar as crianças que estão gritando?” Sua colega se vira para a câmera e arruma o cabelo, respondendo: “Isso mesmo, parece que estão sendo exorcizadas”, e logo em seguida, as duas riem.

Medidas contra as médicas 

A administração municipal de Maués emitiu uma nota repudiando a atitude antiética e desumana das profissionais de saúde envolvidas e determinou a imediata demissão das médicas. A instituição afirmou que preza por uma saúde pública humanizada e não tolera comportamentos que prejudiquem o bem-estar de seus pacientes.

Nota na íntegra:

“A Administração Municipal de Maués vem, por meio desta nota, reiterar que preza por uma saúde pública humanizada, bem como repudia e rechaça qualquer postura antiética e desumana de profissionais de saúde.

Informa também que determinou imediata exoneração das profissionais de saúde envolvidas nesse lamentável episódio”.

A população local ficou chocada com a situação e espera que medidas sejam tomadas para garantir que incidentes como esse não aconteçam novamente.