Nesta sexta-feira (3/2), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, determinou a abertura de inquérito para investigar a deputada federal Carla Zambelli (PL) por perseguição armada. A decisão tem como objetivo apurar a conduta da parlamentar pelo uso de arma e fogo nas vésperas do segundo turno das eleições presidenciais.

O caso ocorreu em outubro de 2022, um dia antes do segundo turno do pleito presidencial. Na época, o porte de arma de fogo por Colecionadores, Atiradores Desportivo e Caçadores (CACs) estava suspenso por ordem do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para as 24h antes e depois das votações.

Apesar da proibição, Zambelli foi filmada em uma discussão com um apoiador do então candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em certo momento, o bate-boca se intensifica e a deputada saca a arma e aponta para o homem. Nas imagens é possível ver que o jornalista fica assustado com a situação, sai correndo, atravessa a rua e entra em um bar para tentar fugir da mira da arma. Correio Brasiliense.

Foto: Reprodução