Dizem que o ano só começa depois do Carnaval. Em Coari, porém, essa premissa não funciona, pois os dias que precedem a grande folia são repletos de muito trabalho, como demonstra o prefeito Keitton Pinheiro, ao fazer um balanço das ações da sua gestão no primeiro mês de 2023. Os destaques ficam por conta das iniciativas adotadas para equilibrar as contas municipais, avançar no cumprimento de compromissos com os servidores públicos e na prestação de serviços aos coarienses, que marcam uma nova fase promissora para o município.

Dentre os trabalhos importantes realizados nos últimos 31 dias, o prefeito citou a reorganização administrativa, que teve como objetivo aprimorar a gestão, otimizando a máquina pública para que funcione com mais eficiência e proporcione ainda mais melhorias à população; além do pagamento em dia dos servidores e dos beneficiários dos Programas Municipais de Transferência de Renda Direito à Cidadania, Bolsa Estágio e Mente Aberta. ‘Também divulgamos o calendário de pagamento anual do Instituto de Previdência do Município de Coari’, evidenciou.

Keitton Pinheiro deu ênfase ainda ao lançamento do concurso público da Secretaria Municipal de Educação (Semed), cujas inscrições serão feitas pela internet (www.funvapi.com.br) até o próximo dia 19 de fevereiro. O certame, organizado e executado sob a responsabilidade da Fundação Vale do Piauí (FUNVAPI), oferece 334 vagas para professor de nível superior e pedagogos e formação de cadastro reserva. ‘É mais um compromisso de campanha que estamos cumprindo e que me deixa muito grato e feliz. Em breve devemos lançar editais em outras áreas’, assegurou.

Falando em educação, o prefeito enfatizou os esforços da Semed para o preenchimento das vagas disponíveis na rede municipal de ensino. ‘Após o encerramento do período regular da matrícula, foi constatado que há vagas sobrando então uma equipe técnica da pasta está realizando busca ativa nos bairros da cidade a fim de incentivar os pais a matricularem seus filhos e com isso nenhum estudante fique fora da escola. Garantir que toda criança e adolescente do nosso município tenha acesso à educação é algo que não abrimos mão’, afirmou.

Outro destaque, apontado por Keitton Pinheiro, refere-se a Balsa Itinerante que leva serviços de infraestrutura para a zona rural. A embarcação partiu na última semana da sede do município, com materiais e equipamentos para atender as demandas das comunidades São José do Saúba e Vila Manain, no Médio Solimões. Nos locais, serão realizadas obras de construção, revitalização, manutenção e perfuração de poço artesiano. ‘Trazer benefícios para a melhoria da qualidade de vida da população coariense é uma política da nossa gestão’, disse.

Ele também mencionou os avanços na área da saúde. Dentre os quais, a realização da jornada de procedimentos de endoscopia e cirurgias em diversas especialidades no Hospital Regional de Coari (HRC), a atualização de conhecimentos e práticas para os microscopistas e a reposição do estoque da Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF). ‘Manter esses serviços, junto com os medicamentos e os insumos da atenção básica e do hospital, é nossa prioridade, pois são essenciais para a preservação da vida e a recuperação da saúde das pessoas’, declarou.

No decorrer de janeiro teve ainda o lançamento do Projeto Lazer no Bairro, que visa levar atividades esportivas, entretenimento e diversão aos moradores de Coari. Aconteceu um mutirão de emissão de Certidão de Nascimento, primeira e segunda via, e Certidão de Teor, além de outros documentos importantes para os cidadãos, na comunidade Saubinha; e uma capacitação para a adubação e plantio da cultura da banana pacovan melhorada geneticamente, a qual foi voltada aos agricultores das áreas de terra firme das estradas Coari-Mamiá e Coari-Itapeua.

A gestão de Keitton Pinheiro também deu início nesse período ao monitoramento da cheia deste ano. O objetivo da iniciativa é minimizar os prejuízos causados pela subida do nível do Rio Solimões e seus afluentes. Além disso, já vem sendo feita a atualização das famílias que moram em áreas passíveis de inundação, a fim de que sejam montadas estratégias preventivas para amenizar os danos e sofrimentos das pessoas. ‘Estamos atentos em todas as frentes de trabalho, principalmente agora com a enchente’, pontuou o prefeito de Coari.