Um projeto inovador, criado no município de Coari, ajuda a levar as condições de trabalho na Zona Rural de Coari. A Balsa Itinerante oferece condições de transportar materiais de construção e até máquinas pesadas em viagens pelas calhas dos rios do município, com condição de atender as 206 comunidades que existem em Coari, no planejamento da Secretaria Municipal de Infraestrutura.

Um exemplo disso foi a mais recente viagem, que na última quinta-feira (26) levou material para abertura de poços e instalação de tanques elevados para as comunidades de São José do Saúba e Vila Manain, no médio Solimões do município de Coari. A balsa levou na viagem 01 retroescavadeira, 01 perfuratriz para poços artesianos, tubulação para 1 km de rede de água, caixas d’água de 5 mil litros, além dos 25 colaboradores envolvidos para a realização dos trabalhos na comunidade.

A balsa itinerante foi inaugurada em maio do ano passado. O prefeito de Coari, falou sobre o projeto e lembrou que o projeto de sua iniciativa tem por objetivo atender as demandas de infraestrutura de todas as comunidades rurais, tais como: construção, revitalização, manutenção e apoio nas ações do governo municipal.

‘O município de Coari tem uma área extensa em seu território rural, e muitas comunidades ficam distantes da sede do município. Foi necessário encontramos um meio de levar material e com o material toda a equipe para fazer obras nas comunidades rurais, e através da balsa, toda a logística é resolvida em um único meio, levando para as comunidades o apoio necessário para fazermos obras que levam dignidade aos nossos irmãos ribeirinhos’ informou Keitton Pinheiro.

Tanto no período de cheia, quanto no período de seca, os insumos chegam nas comunidades rurais, favorecendo a continuidade dos trabalhos. Muitos projetos estão em andamento para iluminação das comunidades, abastecimento de água potável e construção de espaços para educação e lazer dos comunitários.

O projeto da Balsa Itinerante complementa a urgência de levar mais ações às comunidades rurais com equipamentos e máquinas que não podiam ser transportados nas embarcações regionais. É uma novidade que ajudou a facilitar também a vida dos colaboradores: pedreiros, carpinteiros, ajudantes, pintores, eletricistas e outros profissionais que viajam e se hospedam nos camarotes da balsa itinerante enquanto os trabalhos na comunidade duram. Um projeto adaptado às peculiaridades da região amazônica e agora, fundamental para o bom andamento das obras na zona rural de Coari.