Lançadas mundialmente no começo de novembro do ano passado — exceto no Brasil —, as Comunidades do WhatsApp estão enfim sendo liberadas para usuários brasileiros a partir de hoje, de acordo com informações do Estadão.

A funcionalidade, amplamente divulgada pelo mensageiro, permite abrigar vários grupos de uma mesma categoria (como bairro, escola ou trabalho) e o encaminhamento de mensagens para até 5 mil contatos de uma só vez, uma vez que é possível adicionar até 50 grupos em uma Comunidade.

Mais precisamente, as Comunidades farão parte de uma nova aba no aplicativo, de forma que os usuários que notarem a adição precisarão apenas tocar sobre ela, inserir um nome, fazer uma descrição e começar a adicionar grupos relacionados ao tema. Todas as Comunidades têm um canal sinalizado por um megafone o qual permite que o administrador mande avisos para todos os integrantes.

Por falar em administrador, o responsável por uma Comunidade poderá enviar mensagens a todos os membros, inserir e remover membros/grupos, criar novos grupos dentro da comunidade e apagar mensagens ou arquivos considerados abusivos. O administrador também poderá inserir grupos dos quais ele não faz parte — mas, nesses casos, ele não conseguirá ler o conteúdo das conversas, obviamente.

Já os usuários poderão decidir quem pode adicioná-los a uma Comunidade, a exemplo do ajustes existentes para grupos, denunciar abusos, bloquear contatos e sair de uma Comunidade.

O recurso foi impedido de ser lançado no Brasil — junto aos demais países — após um pedido do Ministério Público Federal (MPF), o qual solicitou o adiamento da funcionalidade no Brasil até que passassem as eleições de 2022 devido ao risco de disseminação de informações falsas durante o período eleitoral. Assim, já era esperado que o recurso fosse liberado este mês.

É possível, vale notar, que a novidade esteja sendo liberada aos poucos para os usuários, podendo não estar disponível imediatamente para todos.

Fonte: MacMagazine