O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), converteu no último sábado (21), em prisão preventiva, os dozes militares da Ronda Ostensiva Cândido Mariano (ROCAM), suspeitos de estarem envolvidos no crime conhecido como ‘Chacina da AM-010’, acontecida no último dia 22 de dezembro de 2022.

A solicitação de prisão preventiva foi realizada pela Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS). A juíza Dinah Fernandes foi quem determinou a prisão dos suspeitos, desde a véspera do natal do ano passado.

Segundo a defesa dos suspeitos, a justiça sustentou que a decretação da prisão preventiva foi necessária em razão da gravidade do caso, que demonstra o grau de periculosidade dos agentes e a necessidade de proteger o andamento das investigações. A justiça considerou informações apresentadas pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), que investiga o caso.

RELEMLBRE O CASO

Os suspeitos, identificados como Anderson Pereira de Souza; Charlys Mayzanyel da Ressurreicao Braga; Charly Mota Fernandes; Diego Bentes Bruce; Dionathan Sarailton de Oliveira Costa; Jose Vandro Carioca Franco; Jonan Costa de Sena; Marcos Miller Jordão dos Santos; Maykon Horara Feitoza Monteiro; Stanrley Ferreira Cavalcante; Tharle Coelho Mendes; e Weverton Lucas Souza de Oliveira foram detidos em menos de 72h após a chacina, que aconteceu na aconteceu na última quarta-feira (21).

As vítimas foram identificadas como os irmãos Diego Máximo Gemaque e Lilian Daiane Máximo Gemaque, de 33 e 31 anos, respectivamente, e o casal Alexandre do Nascimento Melo, 29, e Valéria Luciana Pacheco da Silva, de 22 anos, que estava grávida.

Os quatro foram encontrados em um carro abandonado na AM-010. Os PMs começaram a ser investigados após um vídeo dos militares abordando duas das vítimas começar a circular nas redes socais e levantar suspeitas.

No último dia 25 de dezembro, um vídeo em que as viaturas da Rocam ‘escoltam’ o carro das vítimas em avenida que dá acesso à rodovia AM-010 também começou a circular na internet e reforça a teoria de que os agentes tiveram algum envolvimento com o crime.