O ministro da Justiça, Flávio Dino, prorrogou nesta segunda-feira (23) o uso da Força Nacional em Brasília após os atos criminosos de 8 de janeiro. A prorrogação se estende até o dia 4 de fevereiro. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda.

Conforme o texto, as forças de segurança têm como objetivo “auxiliar na proteção da ordem pública e do patrimônio público e privado entre a Rodoviária de Brasília e a Praça dos Três Poderes, assim como na proteção de outros bens da União situados em Brasília”.

O uso da Força Nacional já havia sido autorizado por Dino em 7 de janeiro, um dia antes dos atos criminosos.

A Secretaria Nacional de Segurança Pública deve reunir todos os secretários dessa área na próxima quinta-feira (26) para reafirmar o diálogo com as forças policiais de cada unidade da federação.

Os gestores locais são os responsáveis diretos pelos planos de segurança de seus estados, o que inclui o trabalho das polícias Civil e Militar.

O encontro foi marcado pelo secretário nacional, Tadeu Alencar. Dentro do governo, Alencar é uma das vozes que defendem os policiais militares pela atuação do dia 8 de janeiro, quando milhares de manifestantes invadiram o centro de Brasília.

Para o secretário, eles apenas “recebiam ordens”, e seus comandantes é que devem ser responsabilizados. Recentemente, pelas redes sociais, ele afirmou que as queixas do governo federal ao papel da PMDF não seriam “um ataque à polícia como instituição, mas aos dirigentes que, naquele momento, tinham a responsabilidade de dar as ordens”.

O discurso de defesa das instituições, incluindo as polícias, deve ser pauta de Alencar na reunião com os secretários.

O secretário nacional de Segurança Pública também apoia a ampliação do programa Pacto Pela Vida, que teve resultados exitosos em Pernambuco na redução de índices de criminalidade e de homicídios.