O CEO do Google, Sundar Pichai, disse nesta sexta-feira (20) que a empresa planeja demitir 12.000 pessoas, tornando -se a mais recente empresa de tecnologia a cortar empregos após a rápida expansão durante a pandemia.

O executivo-chefe Sundar Pichai disse que os cortes afetam as equipes globalmente, incluindo recrutamento, algumas funções corporativas, bem como algumas equipes de engenharia e produtos, disse Pichai aos funcionários em um e-mail hoje.

“Nos últimos dois anos, vimos períodos de crescimento dramático. Para igualar e alimentar esse crescimento, contratamos para uma realidade econômica diferente da que enfrentamos hoje”, escreveu ele. “Estou confiante na enorme oportunidade que temos diante de nós, graças à força de nossa missão, ao valor de nossos produtos e serviços e aos nossos primeiros investimentos em IA”.

Segundo Pichai, o Google decidiu realizar a demissão após uma revisão “nas áreas de produtos e funções para garantir que nosso pessoal e funções estejam alinhados com nossas maiores prioridades como empresa”.

Ainda conforme o comunicado do executivo, o Google pagará aos funcionários durante todo o período de notificação, com um mínimo de 60 dias, juntamente com um pacote de indenização, que começará com 16 semanas de salário com mais duas semanas de pagamento para cada ano adicional trabalhado no Google.

Google é a mais recente grande empresa a fazer cortes drásticos de empregos. A Microsoft disse no início desta semana que planeja demitir cerca de 10.000 trabalhadores. A Amazon anunciou no início de janeiro que cortaria 18.000 empregos e a Salesforce disse que planeja demitir 10% de sua equipe.