Tempestades implacáveis voltaram a atingir a Califórnia nesta terça-feira (10), no episódio mais recente do clima extremo que já deixou 16 mortos e provocou estragos em grandes áreas do estado americano.

Chuvas torrenciais causaram inundações repentinas, fecharam rodovias, derrubaram árvores e arrastaram motoristas e passageiros, incluindo um menino de 5 anos, que continuava desaparecido no centro da Califórnia.

Mais chuva e neve são esperadas para o estado americano mais populoso. Cerca de 160.000 empresas e residências na Califórnia ficaram sem eletricidade nesta terça-feira, segundo o site de rastreamento Poweroutage.us.

O Serviço Nacional de Meteorologia (NWS) descreveu o fenômeno como “um ataque interminável de eventos fruto de um rio atmosférico”, o sistema de tempestades mais poderoso desde 2005.

A pequena cidade de Montecito, lar do príncipe Harry e de sua mulher, Meghan Markle, foi atingida por vários centímetros de chuva, que aumentaram o risco de deslizamentos de terra perigosos. Autoridades do município ordenaram a evacuação de todas as pessoas.

A cidade, que abriga propriedades de luxo, é especialmente vulnerável a deslizamentos de terra, por estar situada aos pés de uma área montanhosa destruída pelo fogo há cinco anos.

A ex-apresentadora Ellen DeGeneres publicou um vídeo no Twitter mostrando um rio agitado e com água barrenta. “Isto é uma loucura”, disse. Veja:

Não ficou claro quantos dos moradores da região, entre eles, Larry David, Gwyneth Paltrow, Katy Perry e Rob Lowe, teriam atendido ao pedido de evacuação.

Várias áreas do estado estavam sob alerta de inundação, em meio a chuvas quase recordes nas últimas semanas, e com previsão de novas precipitações nos próximos dias.

Com esse cenário, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, aprovou uma declaração de estado de emergência para a Califórnia.

Localidades afetadas

Essa região não foi a única que recebeu ordens de evacuação. No condado de Santa Cruz, perto de San Francisco, mais de 30.000 habitantes também foram obrigados por autoridades a partir.

No condado de San Luis Obispo, autoridades suspenderam as buscas a um menino de 5 anos, porque as águas são perigosas para os mergulhadores, informou o canal de TV Fox News, citando uma autoridade local.

Muitas áreas tiveram chuvas próximas a níveis recorde nos últimos dias.

Os solos estão completamente encharcados e o Serviço Meteorológico emitiu avisos de enchentes para grande parte da Califórnia.

Apesar de ser difícil estabelecer uma relação direta entre as tempestades e a mudança climática, os cientistas dizem que o aquecimento global aumenta a frequência e a intensidade dos fenômenos meteorológicos extremos.

A tempestade da semana passada deixou dezenas de milhares de pessoas sem eletricidade, provocou grandes inundações e desencadeou deslizamentos de terra. As fortes chuvas caíram poucos dias depois de outra tempestade na véspera de Ano Novo.