O prefeito de Manaus, em exercício, vice-prefeito Marcos Rotta, realizou reunião na manhã desta segunda-feira, 9/1, com secretários municipais e determinou que todas as secretarias apoiem o governo estadual no cumprimento da determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) para a desocupação do acampamento montado em frente ao Comando Militar da Amazônia (CMA), na avenida Coronel Teixeira, bairro Ponta Negra, zona Oeste da cidade.

A ação integrada atende a decisão do ministro do STF, Alexandre de Moraes, que determinou a desocupação, em 24 horas, dos acampamentos montados nas imediações de quartéis e prédios públicos pelo país.

“A orientação do prefeito David Almeida é de que esse trabalho seja realizado de forma ordeira e pacífica, colaborando com o Governo do Estado do Amazonas. Nós já temos empreendido uma parceria que tem trazido muitos frutos à cidade de Manaus e agora aumentada por conta do decreto do ministro Alexandre de Moraes, que prega que todos os municípios prestem apoio às ações do governo do Estado. Estamos todos conscientes do momento que passa o nosso país e a Prefeitura de Manaus irá cumprir sua responsabilidade de forma auxiliar, prestando o apoio necessário”, destacou Rotta.

Durante o encontro, o prefeito em exercício também adiantou que de forma preventiva a Guarda Municipal estará em prontidão para salvaguardar o patrimônio público contra qualquer excesso.

A reunião foi realizada na sede da Prefeitura de Manaus, que fica na avenida Brasil, zona Oeste, e reuniu os titulares das Secretarias Municipais de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), Sérgio Fontes; da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Eduardo Lucas; da Casa Militar, William Dias; o vice-presidente do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana, Lêda Júnior; o subsecretário de Comunicação (Semcom), Jack Serafim; o subsecretário de Limpeza Urbana, Jairo Santos; o superintendente do Centro de Cooperação da Cidade (CCC), Sandro Diz.

De acordo com o titular da Semseg, Sérgio Fontes, a segurança municipal será realizada nos distritos limites, seguindo as orientações do prefeito David Almeida e do vice-prefeito Marcos Rotta.

“Vamos observar a decisão judicial e vamos atuar dando o apoio ao que é da competência dos órgãos municipais. Estamos integrados, participando de todas as reuniões com as autoridades estaduais e será fornecida toda a ajuda que os órgãos de segurança precisarem para cumprir essa determinação”, explicou.