Seis jornalistas foram presos no Sudão do Sul após divulgarem um vídeo em que o presidente do país, Salva Kiir, aparece urinando em si mesmo durante uma cerimônia militar. A prisão dos jornalistas foi divulgada na sexta-feira (6/1) pelo Comitê de Proteção dos Jornalistas (CPJ).

De acordo com o comitê, o vídeo começou a circular nas redes sociais em dezembro. Nas imagens, é possível ver o político em pé, apoiado em uma bengala, durante a execução do hino nacional. Ele, então, começa a urinar no local.

Essas prisões são “uma tendência das forças de segurança de recorrer à detenção arbitrária quando as autoridades acreditam que a cobertura da mídia é desfavorável”, disse o representante do CPJ para a África Subsaariana, Muthoko Mumo.

“As autoridades devem libertar os jornalistas incondicionalmente e garantir que possam trabalhar sem serem intimidados ou ameaçados de prisão”, acrescentou.

O Sindicato dos Jornalistas do Sudão do Sul também pediu o fim das investigações sobre os seis jornalistas, que são suspeitos de “ter conhecimento da ‘sequência precisa’ do vídeo divulgado ao público”.

“Se houve má conduta profissional ou infração”, as autoridades devem “tratá-la de forma justa, transparente e de acordo com a lei”, afirmou.

Confira: