O presidente Jair Bolsonaro (PL) deixou o Brasil nesta sexta-feira (30) com destino aos Estados Unidos, dois dias antes do fim de seu mandato e da posse de Lula, informaram os principais veículos de imprensa brasileiros.

Após se despedir de seus seguidores em uma transmissão ao vivo pelas redes sociais, mas sem fazer qualquer menção à viagem, Bolsonaro embarcou para a Flórida em um avião da FAB por volta das 14h00, informaram O Globo, CNN Brasil, Estadão e UOL.

“Estou em voo, volto em breve”, disse o presidente à CNN Brasil, segundo a própria emissora. Assim, Bolsonaro não estará presente na cerimônia de posse e não passará a faixa presidencial a Luiz Inácio Lula da Silva no próximo domingo (1º).

A Secretaria-Geral da Presidência da República (SGPR) autorizou o envio de uma comitiva de funcionários ao exterior para “realizar o assessoramento, a segurança e o apoio pessoal do futuro ex-presidente da República Jair Messias Bolsonaro” em uma viagem internacional a “Miami/Estados Unidos da América, no perídio de 1º a 30 de janeiro de 2023”, segundo consta no Diário Oficial desta sexta-feira (30).

Esta seria a primeira vez, desde 1985, que um presidente em fim de mandato decide não entregar a faixa presidencial a seu sucessor.

Naquele ano, o último presidente da ditadura militar, o general João Figueiredo, se recusou a participar da cerimônia de posse de José Sarney, que recebeu a faixa de um funcionário do Planalto.