Com o pagamento da folha salarial mensal, realizado entre essa quarta (28) e quinta-feira (29), e a quitação do décimo terceiro salário dos servidores efetivos e comissionados, efetuada no último dia 21, a Prefeitura de Coari fecha o mês de dezembro injetando mais de R$ 20 milhões na economia local. A valorização dos profissionais da administração municipal e o estímulo às atividades comerciais foram um dos pontos positivos apontados pelo prefeito Keitton Pinheiro, em balanço da Gestão 2022.

À frente da prefeitura desde o começo do ano, após vencer eleição suplementar, Keitton Pinheiro avalia que apesar das dificuldades foi possível cumprir com as obrigações com transparência e seriedade, atuando nas mais diversas áreas. “Mantemos rigorosamente em dia o pagamento do funcionalismo público municipal e buscamos parcerias com outros municípios, como Macaé, no Rio de Janeiro, a fim de desenvolvermos novas políticas públicas para gerar mais empregos e oportunidades aos empresários locais”, comentou.

Na área da saúde, o prefeito enfatizou a reforma das unidades, a entrega da UBS da Vila Itapéua, o abastecimento contínuo das farmácias e o cronograma de atendimentos na Policlínica Dr. Roque Juan Dell’Oso e no Hospital Regional de Coari com inúmeros procedimentos cirúrgicos de médio e grande porte, alguns inéditos no município. “Além disso, os serviços também foram levados para as comunidades da zona rural, nas ações conjuntas de cidadania e de ajuda humanitária”, reforçou.

Na área educacional, o destaque continuou sendo o crescimento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). “Isso é resultado de investimentos e direcionamento de políticas públicas de sucesso aliado a atuação dos profissionais. Temos investido na capacitação dos servidores e isso certamente reflete no desenvolvimento das nossas crianças”, disse Keitton Pinheiro, assegurando que, em 2023, acontecerá o concurso público. O edital será publicado em janeiro.

Outra área que recebeu atenção especial, conforme determinação do prefeito, foi a do setor primário. Dentre as ações desenvolvidas este ano esteve a II Semana Agroambiental, com a entrega de 100 motores rabeta, 15 kits de panagens para rede de pesca de pirarucu, 200 mil pós lavas de tambaqui, 1.500 mudas de laranja e limão, 200 mil mudas de açaí, em parceria com o Governo do Estado. Houve ainda a 10ª Feira do Peixe Vivo, com o concurso Gastronômico de Pescado e de Pesca Artesanal.

Keitton Pinheiro evidenciou também as atividades de transferência de tecnologias e capacitações técnicas realizadas em parceria com a Embrapa Amazônia Ocidental, o apoio ao manejo sustentável do pirarucu nas comunidades ribeirinhas, e claro, a inserção do município de Coari no Mapa do Turismo Brasileiro. “É uma conquista que certamente significa mais desenvolvimento social e geração de empregos, com mais oportunidades de negócios e fortalecimento do nosso setor primário”, apontou.

Na infraestrutura, diversas obras de construção seguem em andamento como a Praça do Pôr do Sol, o Anfiteatro, a Cidade da Criança, o Hospital Tropical e o tão sonhado Estádio de Futebol. Além disso, ruas por toda a cidade foram asfaltadas e o cronograma de limpeza e manutenção da iluminação pública foi seguido na zona urbana e área rural, onde foram entregues Filtros Salta-Z e novos Centros Comunitários. “No início de 2023 vamos lançar um pacote de obras com muitas benfeitorias”, revelou o prefeito.

Na área da cultura, o ano foi marcado pela retomada dos grandes eventos. Teve várias festas em comemoração aos 90 anos do município de Coari, além de outras celebrações especiais, a saber: a Cantata de Páscoa, o Viradão Cultural e recentemente a Cantata de Natal. Ao longo do ano, a Secretaria de Cultura trabalhou ativamente com mais de 800 pessoas, entre crianças, jovens e adultos participando de seus Corpos Artísticos. A mesma coisa no esporte, com o Campeonato Coariense de Futsal, Copa Zona Rural, Coari Champions e Copa do Servidor, esta inclusive segue acontecendo.

O social foi outra grande prioridade na gestão de Keitton Pinheiro. Foram promovidas diversas ações no decorrer de 2022, culminando com a programação “Fim de Ano Solidário” realizada neste mês. Aliás, dezembro foi repleto de trabalhos importantes, começou com um almoço especial, em celebração ao Dia da Família, para os moradores do bairro Pera, beneficiados pelo Projeto Prato Solidário, uma iniciativa implantada pelo atual prefeito que já conta com 600 famílias cadastradas, e que deve ser ampliada para outros bairros da cidade no ano que vem.

Em seguida, foram entregues os cartões aos beneficiários dos programas sociais Direito à Cidadania – zona urbana e zona rural, Bolsa Estágio e Mente Aberta, onde foi anunciado, por Keitton Pinheiro, a realização de novos cadastros a partir de janeiro de 2023. Além disso, teve também a entrega de kits maternidade às grávidas acompanhadas pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS I e II), bem como o Natal Solidário das crianças e adolescentes inseridos no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), ofertado pelos mesmos equipamentos.

No intervalo houve a inauguração das Luzes de Natal, o encerramento do Coari na Copa, que deu oportunidade para mais de 100 empreendedores locais comercializar seus produtos no Centro Cultural, além de proporcionar momentos de lazer para a população, e o término do ano letivo em cerimônia realizada na Aldeia São José da Fortaleza, no Rio Copeá, onde aconteceu ainda a entrega do filtro Salta-Z, um sistema de purificação de água que disponibilizará água potável para as famílias de Fortaleza e localidades circunvizinhas.

E dando sequência as ações, foi finalizado, com chave de ouro, o trabalho desenvolvido em prol das famílias afetadas pelo incêndio, ocorrido em outubro deste ano, na rua Moisés Bezerra, bairro Chagas Aguiar. “Com o sentimento de dever cumprido e muita gratidão, realizamos a entrega das casas que foram construídas pela equipe da Secretaria de Infraestrutura”, declarou Keitton Pinheiro, evidenciando que desde o dia da fatalidade a prefeitura deu total apoio as famílias, assim como entregou toda mobília necessária para que elas pudessem retomar a rotina de seus lares.

As ações na área social foram concluídas com a entrega de três mil cestas básicas às famílias coarienses durante a programação Fim de Ano Solidário. “Apesar de algumas dificuldades, tivemos um ano de muitas conquistas e isso se dá em virtude de um trabalho de união e compromisso da administração com a população”, salientou o prefeito Keitton Pinheiro. Ele aproveitou para convidar a população para o Réveillon, neste sábado (31), no Centro Cultural. O evento contará com shows de Wanderley Andrade, Carol Costta, No Sigilo, além dos artistas locais.